Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Matantei Loki Ragnarok
Titulo alternativo: Mythical Detective Loki Ragnarok
Gênero: Comédia / Aventura / Mistério
Estúdio: Studio DEEN
Formato: Série de TV / 26 episódios
Ano de produção: 2003

Loki, o deus escandinavo do fogo e da trapaça, foi exilado para o mundo humano por Odin, soberano dos deuses. Além disso, foi forçado também a tomar forma de uma criança. O único modo para ele voltar ao mundo dos deuses é coletando auras malignas no mundo humano, e para tal objetivo ele faz uma agência de detetives. Eventualmente ele se junta a uma garota humana chamada Mayura que é uma maníaca por "mistérios misteriosos", e ela o ajuda a seu próprio modo. Por seguinte outros deuses escandinavos começam a aparecer, sendo que a maioria possuem o intento de assassinar Loki por motivos obscuros.

Matantei Loki Ragnarok é um daqueles animes que tem uma colocação peculiar mas falha em ser tão bom quanto poderia. Como a sinopse sugere, o enredo gira ao redor de um deus exilado que resolve casos paranormais na esperança de achar pistas da razão de Odin tê-lo banido e ainda tentar mata-lo. A princípio pode-se pensar que é uma estória de detetive, mas sendo que o mistério nesta série está tão diluido quanto os sais minerais de um garrafa de água mineral, o real destaque deste anime fica na comédia; pois em cada episódio assistimos Loki resolvendo quebra-cabeças genéricos, lutando contra monstros, encontrando outros deuses e interagindo de forma engraçada com os mesmos.

Como fraquezas a serem ditas, a série é permeada por episódios filler e o final é por demais inconclusivo, deixando várias perguntas para serem respondidas numa possível 2º temporada; que nunca chegou a ver a luz do dia. Mas embora o enredo tenha partes inexplicadas, a caracterização é boa. Os personagens tem alguma profundidade e os deuses escandinavos com suas personalidades por vezes extravagantes é o que trazem alegria a este anime.

A trilha sonora é boa, com nenhuma música estando deslocada perante determinada cena. Mas o grande destaque fica para os temas de abertura e encerramento. "Rakuen no Tobira" se ajusta perfeitamente a estória, e as imagens que surgem durante a abertura (como a cena com as asas e Mayura no barco) são grandiosas. O mesmo pode ser dito do tema final, "Believe in Heaven", do qual as imagens usadas são ainda melhores que da abertura, como a cena do Loki adulto sob o céu vermelho.

A arte e animação possuem uma qualidade satisfatória, e o character design é atraente, em especial do elenco feminino. E Mayura possui um guarda-roupas respeitável, com roupas coerentes para cada caso, se vestindo como guia de excursão, garçonete, policial e etc. 
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs