Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Armored Trooper Votoms
Gênero: Ficção cientifica / Drama
Estúdio: Sunrise
Formato: Série de TV / 52 episódios
Ano de produção: 1983 > 1984

Por séculos a galáxia tem sido atormentada pela enorme guerra entre os governos de Gilgamesh e Balarant. Agora que uma paz intranquila estabeleceu-se na galáxia, um piloto das forças especiais - Chirico Cuvie - é recrutado para uma missão secreta. Durante a missão ele percebe que a sua unidade parece estar atacando tropas do seu próprio governo e também vê algo que supostamente não deveria ser visto. Na sequência de  eventos, Chirico torna-se alvo dos seus antigos companheiros de armas e é tragado ao centro de uma conspiração que poderá agitar a galáxia até o seu âmago.

Com 52 episódios divididos praticamente em 4 arcos distintos e com a história transcorrendo por alguns planetas distintos, o enredo se mostra meio arrastado e mostrando que o anime teria sido muito melhor se tivesse metade deste tamanho; e sem alguns personagens com intuito de alívio cômico. Entrementes, o dinamismo do primeiro episódio e a conspiração pela qual o Chirico se vê envolvido é bem capaz de prender a atenção do espectador pela morosidade dos episódios seguintes. Há várias facções e manipulações que não se tornam aparentes até muito perto do fim da série. Ainda que tenham feito um bom trabalho de soltar só suficiente sugestões para manter o enredo progredindo sem levantar perguntas frustrantes demais; embora ocasione a falsa sensação que inicialmente haja buracos significativos no enredo.

Aliás, morosidade? Sim, pois ainda que os episódios sejam permeados por batalhas de mechas, o enredo em si segue em passo relativamente lento. A propósito, falando os mechas, este anime fornece os mais variados campos de batalhas. Você verá mechas lutando em cidades, desertos, rios, selvas, espaço, cavernas e vários outros ambientes. Sendo digno de elogio a atenção dada ao projeto técnico deste anime.

Sobre o protagonista, embora seja logo evidente a sua apatia natural, no decorrer da série ele sofre lentas - e coerentes - mudanças em seu comportamento. Mas nada surreal como se um Obi Wan Kenobi de repente se comportasse como Han Solo. Há vários personagens secundários, entretanto a maior parte deles não tem o mesmo desenvolvimento que o Chirico.

O character design e as cores denunciam a idade deste anime, que são bem características dos anos 80. Aliado a certos elementos clichês - mas originais na época - tais nuances podem afastar espectadores habituados a animes mais recentes.

Por fim, é bom salientar que conquanto haja atualmente uma saturação no gênero mecha e sci-fi, o arco final foi particularmente interessante e unia vários pontas soltas para um final que eu realmente não suspeitei quando primeiro assisti este anime. Suponho que minha inabilidade de predizer onde a conspiração acabaria - mesmo já tendo visto bem mais que 1.000 animes - talvez seja um dos melhores elogios que se possa dar a um anime deste tipo. Em contrapartida, o OVA feitos muitos anos depois (Votoms: Pailsen Files, 2007-08), eu já visualizava o final após ver 50% do anime.
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs