Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Avenger
Gênero: Ação / Drama
Estúdio: Bandai Visual / Bee Train / Production IG
Formato: Série de TV / 13 episódios
Ano de produção: 2003

No futuro, a humanidade esta confinada em cúpulas isoladas em Marte, com uma quantia limitada de comida distribuída para o população e perfazendo anos desde que nasceu a última criança. Como substituto virtual delas, as pessoas usam andróides denominados Dolls que se assemelham a elas. Layla Ashley é uma Barbaroi que vaga por Marte de cidade em cidade, eventualmente encontrando Nei - uma estranha Doll - e Speedy, um criador de Dolls. O trio vaga pelo planeta desolado sem rumo aparente.

A coloração da arte é vívida e há um bom nível de detalhes. A devastada paisagem marciana, com suas ruínas e volumosa lua no céu, proporciona a série um adequado clima sci-fi pós-apocalíptico. A animação é um reflexo dos personagens, sendo tão "dinâmica" quanto eles. O estilo de luta da Layla é bem passivo, envolvendo manobras graciosas e uso mínimo de força, mas o anime costuma ser tão econômico nas cenas de luta que temos mais simulação do que movimento real; embora possa iludir os incautos e fazê-los acreditar que seja uma série bem animada.

A trilha sonora tem como destaque as músicas-tema de abertura e encerramento por Ali Project: Gesshoku Grandguignol, Mirai no Eve e Jigoku no Kisetsu. Enquanto as músicas de fundo costumam ter um tom passivo, por vezes melancólico, sendo o principal apoio às cenas dramáticas. Aliás,o ponto fraco deste anime são suas cenas dramáticas. Em anime, pausas cuidadosamente delimitadas podem adicionar tensão e conspirar desenvolvimento do personagem, mas quando usadas ao extremo, tornam-se uma desculpa pobre para utilizar silêncios e desperdiçar tempo precioso com cenas arbitrárias; que poderiam ser usadas para aspectos úteis, como dar profundidade aos personagens ou responder a longa lista de perguntas sem respostas que se acumulam no transcorrer dos 13 episódios.

Como adendo final, é uma lástima o anime não aproveitar as ramificações filosóficas levantadas. Tais como o sentimento das pessoas em relação aos Dolls e algumas falas de Volk esboçando sua filosofia bruta de governar. 
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs