Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Battle Athletes Victory
Gênero: Comédia / Esporte
Estúdio: AIC
Formato: Série de TV / 26 episódios
Ano de produção: 1997

Ano 4999: a humanidade focaliza sua atenção em seu principal evento esportivo, onde as atletas disputam o cobiçado titulo de "Beleza Cósmica". Mas para chegar na etapa final - localizada em órbita, na chamada Universidade Satélite - as atletas tem tem que passar por eliminatórias em cada escola de treinamento (o foco do anime é na escola que fica na Antártica, com clima tropical na época), onde somente as 3 melhores classificadas poderão avançar para a Universidade Satélite. Sendo que o enfoque da série é na personagem Kanzaki Akari, uma jovem que aspira transformar-se na próxima "Beleza Cósmica", e que terá de despertar suas habilidades latentes para conseguir seguir os passos de sua famosa mãe.

Começando a estória do começo (ao contrário do OVA que começa do meio), a série de TV se focaliza menos em empurrar a estória para a frente, e mais em empurrar os personagens para a frente; portanto, dando mais desenvolvimento a cada um deles, embora tenha se usado incontáveis clichês para tal. Akari, embora tenha uma auto-estima baixa, é um doce de pessoa, apesar de ser um pouco chorona. Sendo que ela é apenas um dos inúmeros estereótipos retratados na série, que fazem uma generalização de cada nacionalidade. Temos, por exemplo: da russa robótica (Ayla), ao africano selvagem (Tanya), à garota rude de Osaka (Icchan), a americana perfeccionista (Jessie) e etc. E para diferencia-las um pouco mais, algumas são excepcionais em determinada modalidade.

A animação é boa, e como era de se esperar da Pionner - ainda mais num titulo onde quase todo elenco de personagens são mulheres - a um pouco de fan service aqui e acolá, além de uma leve inclinação para o yuri. A trilha sonora é agradável, embora a música de encerramento seja meio estranha; mas pensando bem, "estranho" define este anime muito bem, ao considerar que as atletas correm através de penhascos e campos minados, carregando um rolo de concreto atrás. Exagero?  Talvez, mas esta série não tem intenção de ser ser realística.

Embora Battle Athletess Victory tenha algumas cenas sérias, e algum drama mais a frente, ele é basicamente um anime de comédia. Mas não deixa de ser um anime interessante, com personagens competindo não apenas fisicamente como também a nível emocional e por vezes espiritual. 
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs