Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Card Captor Sakura
Gênero: Mahou shoujo
Estúdio: Madhouse
Formato: Série de TV / 70 episódios
Ano de produção: 1998

Sakura é uma menina cheia de vida que estuda na 4º série e vive com seu pai e irmão mais velho. Certo dia ouve um ruído misterioso no porão e vai investigar. Lá encontra um estranho livro chamado The Clow. Ao abri-lo descobre várias cartas, e ao pegar a primeira delas e ler seu nome (Vento), uma ventania surge do nada e dispersa todas as cartas existentes dentro do livro. Após isso, surge a sua frente Kerberus, que se diz o guardião das cartas. Ele então informa a Sakura que ela deve encontrar todas as cartas antes que elas tragam desgraças a este mundo. Poderá Sakura cumprir de forma satisfatória seu papel como Card Captor e coletar todas as cartas antes que seja tarde demais?

Sem sequências de transformação e sem inimigos demôniacos ameaçadores, Card Captor Sakura se diferencia da maioria das séries mahou shoujo. A ação tem importância secundária na série, onde o foco real é nos relacionamentos entre amigos e família. E embora a heroína esteja somente na escola primária, o anime demonstra uma leve inclinação aos sub-gêneros "shounen ai" e "shoujo ai" (relacionamentos amorosos entre pessoas do mesmo sexo). Todavia a série mostra facilmente o conceito de diferentes tipos de amor sem ser grosseira ou apelativa.

Sakura é muito mais forte do que as personagens inseguras e choronas que flagelam a maioria dos animes deste tipo. E sua dubladora, que tem o mesmo nome (Sakura Tange), faz um excelente trabalho ao dar vida a tão amável personagem.

Entretanto, a alguns elementos típicos do gênero mahou shoujo. A maior parte da história faz uso da fórmula "carta Clow da semana", por assim dizer. Pois sendo uma série de 70 episódios, é inevitável que observar carta após carta ser capturada torna-se um pouco repetitivo. Entretanto, nos episódios da 3º fase esta fórmula é ligeriramente modificada. Em todo caso, como a ação no enredo tem um enfoque secundário, isso não chega a incomodar.

Em relação a parte técnica, Card Captor Sakura poderia ser considerada uma obra prima da animação produzida para TV. Tanto a arte, animação, dublagem e trilha sonora, emanam uma aura de qualidade refinada. O visual é colorido e vívido. E é digno de elogio o trabalho feito na animação, ainda mais ao considerar que Sakura costuma usar um traje diferente em cada episódio.

Card Captor Sakura é uma série que deve agradar a praticamente todos os fãs de mahou shoujo. E, eventualmente, até mesmo alguns não fãs habituais do gênero.
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs