Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Le Chevalier D’Eon
Gênero: Ação / Drama
Estúdio: Production I.G.
Formato: Série de TV / 24 episódios
Ano de produção: 2006>2007

Sob o reinado de Luís XV, a França está em um estado de desordem política. Temendo traição e manipulação do Duque de Orleans, o rei envia quatro agentes do seu serviço secreto, liderados pelo jovem cavaleiro D'Eon de Beaumont, para os países vizinhos. Sua missão: relatar qualquer atividade suspeita e ajudar outros monarcas contra as forças revolucionárias que começam a crescer em toda a Europa. Os agentes seguem o mesmo caminho da irmã do D'Eon, Lia, que foi assassinada durante a realização da mesma missão, na esperança de encontrar o seu assassino no percurso...

Tornar eventos e figuras históricas em uma história ficcional não é uma idéia nova, e produções como Rose of Versailles há muito tempo provaram que a Revolução Francesa é uma base excelente para criar um drama. Chevalier possui tal configuração, mas acrescentando diversos elementos sobrenaturais a ela, às vezes para melhor, às vezes para pior.

Como esperado da Production I.G, a arte e a animação da série têm um nível elevado, e o conceito artístico representa bem o século 18. Moda, arquitetura, penteados e mesmo etiquetas usuais são representados com realismo meticuloso, tornando mais fácil o espectador adentrar no mundo de Chevalier. A viagem dos agentes do rei Luís se baseia na jornada real de D'Eon de Beaumont (aliás, em linhas gerais foi ele que deu origem ao fenômeno do travestismo). E enquanto muitos eventos são misturados com elementos fictícios, eles sempre acabam como fizeram historicamente, fazendo uma interpretação interessante desses eventos.

O anime consegue manter um ritmo elevado durante todos os seus 24 episódios, com quase nenhum momento chato (e muitas revelações impressionantes), mas, infelizmente, esse ritmo é muitas vezes apoiado por intervenção divina; ou mais exatamente, da mão pesada do diretor sobre o script. Se a história o exige, as pessoas podem estar em um lugar hoje e quinhentos quilômetros de distância amanhã, e se for conveniente para a trama, os inimigos do Estado podem andar em áreas com literalmente centenas de guardas e fazer o que quiserem sem que ninguém os pare. A maioria destes dispositivos de enredo são explicados com poderes sobrenaturais (na verdade, uma parte substancial do enredo gira em torno da luta contra eles) e esses poderes quando são primorosamente concebidos, mantêm-se imparáveis, se o enredo exige isso. Mas é difícil condenar Le Chevalier D'Eon por causa destes fatores. Talvez um cenário mais realista teria sido melhor para a série, mas ela perderia muito do seu apelo e ritmo com isso.

Para os simpatizantes por este tipo de ambientação e por lutas de espadas, este é um anime digno de ser visto.
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs