Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Code Geass - Lelouch of the Rebellion
Titulo alternativo: Code Geass - Hangyaku no Lelouch
Gênero: Ação / Drama
Estúdio: Sunrise
Formato: Série de TV / 25 episódios
Ano de produção: 2006>2007

Faz alguns anos desde que o Império de Britannia conquistou o Japão (agora Área 11) em sua sede de dominação global. Da mesma forma, faz alguns anos desde que Lelouch Lamperouge e sua irmã Nunnally foram exilados após a sua mãe, a Imperatriz, ser assassinada. Lelouch cresceu sedento de vingança contra a família real. Conforme ele é pego no meio de uma batalha entre polícia e rebeldes japoneses, ele conhece C.C, que dá a Lelouch o poder do Geass, a única arma que poderá destruir Britannia e dar ao Lelouch a vingança que ele deseja.

Os espectadores nos últimos anos tem tido dificuldade de engolir o arquétipo de personagem principal de um anime de mechas. Frequentemente é um adolescente inseguro, movido pela emoção e que de algum modo acaba na cabine de piloto de um mecha para provar o seu valor enquanto vai destruindo falanges de outros mechas. Então, imagine a surpresa deste mesmo espectador quando ver que a Sunrise - principal provedora deste arquétipo - criou um anime de mechas no qual o protagonista é um adolescente confiante, maquinador e... terrorista. Talvez "terrorista" seja uma palavra severa, mas como melhor descrever um anti-herói, um gênio obcecado por vingança, planejando com moral questionável os pormenores da erradicação da vida alheia ao atacado?

Há uma singular qualidade teatral no character/mecha design da série. Ver aqueles enormes mechas sendo pilotados com o seu elenco de anoréxicos e pomposos pilotos demonstra suas influências operísticas, fazendo de tudo um grande espetáculo mas sem sacrificar os horrores da batalha: bela ainda que gélida como o metal que a concede. Mas ainda que haja seriedade na história, a violência brutal das batalhas por vezes é intercalada com comédia colegial. Talvez para demonstrar a dualidade de ser um civil em tempo de guerra?  

Indiferentemente a isso, o anime consegue se distinguir dos incontáveis produzidos anualmente. E mesmo que certas partes do enredo só sejam tratados na segunda temporada que engloba mais 25 episódios, é um anime agradável de se assistir. É excitante, brutal, engraçado, trágico e com um ar de magnificência que o coloca na lista de clássicos do gênero.
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs