Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Crying Freeman
Gênero: Ação
Estúdio: Aies / Toei Douga
Formato: OVA / 6 episódios
Ano de produção: 1988>1994

Como um jovem oleiro de talento, a vida de Hinomura Yo era boa... até o dia que ele testemunha um assassinato cometido pelos 108 dragões, um sindicato que consiste nos maiores assassinos do mundo. Ele é capturado e sofre de lavagem cerebral para se tornar um assassino pefeito que não poderá retornar para sua vida anterior. A única semelhança para com sua vida anterior de homem livre são as lágrimas que ele derrama toda vez que ele mata seu objetivo.

Sexo e violência. Isto é tudo que a série é; sexo sem sentido e violência gratuita. Em uma época onde os animes eram mais escassos que os dias atuais, a narrativa de crime/ação/sexo pode nos dar a sensação que há uma estória clássica espreitando, esperando a ser percebida. Bem, não que a idéia por trás deste anime seja ruim, porém só se mantêm digna no primeiro episódio. O resto da série fica atada em mostrar situações contínuas onde Crying Freeman está a assassinar pessoas, chorar pelas mesmas, e fazer sexo com suas conhecidas.

Este anime é cheio dos por quês... Por que todo mundo tem que ficar pelado antes de começar a lutar? Liberdade de movimentos? Por que todo mundo consegue ainda pronunciar um monólogo quando já estão com um pé na cova? Por que um submarino sem ser de uma nação soberana consegue trafegar pelos mares do mundo com liberdade? (aliás, durante a Guerra Fria, EUA encheram os mares ao seu redor de sonares passivos)

Em todo caso, a série foi produzida entre as décadas de 80 e 90, um período do qual os animes estavam a passar por mudanças, em conteúdo e em estilo. Infelizmente, os produtores não pareceram perceber este fato e até tentarem serem fiéis com o mangá do qual se originou, de Ikegami Ryoichi. Desnecessário dizer, mas o estilo de arte do Ikegami não se traduz bem para animação, e consequentemente temos personagens com movimentos duros, como se estivessem presos a espetos.
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs