Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: ef - a tale of memories
Gênero: Drama / Romance
Estúdio: SHAFT
Formato: Série de TV / 12 episódios
Ano de produção: 2007

Um conto de memórias, onde o encontro fortuito entre 2 casais distintos, farão eles experimentarem tanto a alegria quanto a dor que se encontra impregnada no caminho do verdadeiro amor.

Este anime consiste em 2 histórias principais, 1 secundária, e mais 1 história que de tão sutil, quase não se percebe o seu contorno. Todas as quatro são entrelaçadas juntas (ao contrário do H-game do qual se originou, onde eram tratadas separadamente), ao redor do tema "memórias". A primeira história é o típico enredo envolvendo triângulos amorosos, e o ponto climático deste arco de história ocorre no episódio 10. A segunda história envolve uma garota - com uma condição de saúde um tanto quanto peculiar - e um rapaz que, para melhor ou para pior, acaba se envolvendo com ela. A terceira história é sobre o personagem Kyosuke, que chateado com sua vida, procura por algo para se inspirar. Enquanto que este terceiro enredo seja o mais magro entre os três, ele ajuda a proporcionar mais profundidade para a primeira história. Todas as três se desdobram de forma concisa, e graciosamente chegam a uma conclusão. E é demonstrado sutilmente os personagens de uma quarta história, que só será completamente explorada na série posterior, "ef - a tale of melodies".

Mesmo com alguns eventuais clichês no enredo/personagens, o que realmente dá brilho a esta série, é a sua parte técnica. Ainda que o belo character design já fosse o esperado pelas suas origens, o destaque fica para a animação e arte-final. Sendo que a beleza verdadeira destes fatores esteja no modo que foram usados na história. O estilo artístico de algumas cenas parece abstrato, e também cria um pouco de simbolismo e realce a determinadas cenas. Este anime definitivamente quebra barreiras em cinematografia para animação.

Quanto a linda e, por vezes, melancólica trilha sonora, o destaque fica para a esperteza dos produtores em mudar as canções de final de episódio, de modo a se adaptarem a história daquele determinado momento.
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs