Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Eureka 7
Titulo alternativo: Koukyou Shihen Eureka Seven
Gênero: Ação / Drama
Estúdio: Bones / Bandai Entertainment / MBS / Project Eureka
Formato: Série de TV / 50 episódios
Ano de produção: 2005>2006

Renton Thurston vive uma vida monótona numa cidade igualmente monótona, e mora com seu rígido avô. Ele sonha em se encontrar com o seu herói - Holland - e tornar-se famoso no mundo do "reefing". O destino, porém, decidiu que ele faria isso e muito mais, ao lhe dar a chance de se encontrar com uma garota incomum montada em um misterioso mecha. Este encontro se torna o catalisador para um conjunto de eventos que para sempre mudaria a vida de Renton.

Produzido pelo estúdio Bones, companhia da qual teve sucesso no passado em criar outros mundos e estórias singulares (ex: RahXephon / Fullmetal Alchemist), e com ajuda periódica de outros estúdios (ex: Gainax / Production I.G), Eureka 7 prometeu ser o seu maior expoente. E realmente começa bem, apresentando um enredo épico (ou quase) preenchido com relativa complexidade, além de um elenco de personagens interessantes contrastados por paisagens estranhas. Ainda que verdade seja dita, alguns destes personagens deixam a desejar... mas, ao menos Bones teve o bom senso de criar uma estória que sustentaria e nutriria seu desenvolvimento.

Todavia, nem tudo é grandioso como era pretenso. Eventualmente algumas rachaduras começam a surgir na estrutura do anime. Havendo também mudanças notáveis em algumas das personalidades dos personagens, semelhante a um Han Solo de repente se comportando como Obi Wan Kenobi, e consequentemente temos ações e atitudes questionáveis. O diálogo se torna bastante melodramático, podendo tanto agradar quanto desagradar alguns espectadores. E temos alguns dispositivos de enredo bastante convenientes sendo introduzidos para ajudar a alcançar uma conclusão.

Animação, uma quantia vasta de companhias envolvidas neste aspecto (mais de 25) fazem alguns episódios terem a qualidade de um OVA, com iluminação e efeitos de qualidade. Porém, talvez pelo fato de ser duro manter controle sobre todos elas, faça que eventualmente haja um mergulho na qualidade da animação. Sendo este fato mais notório no meio da série. Mas nos episódios 40-50 a qualidade anterior retorna, embora não como antes.

O character design é feito por Kenichi Yoshida (também responsável por outro anime de mecha: Overman King Gainer) que tem um estilo distinto e inconfundível, proporcionando assim personagens diferentes uns dos outros, diferentemente de outros animes onde vicejam clones visuais; vide Gundam Seed e Giniro no Olynssis onde o responsável pelo character design é Hisashi Hirai.

A trilha sonora composta por Naoki Sato (Futari wa Pretty Cure / X TV) captura perfeitamente as emoções de determinadas cenas na série, e varia entre o épico e o etéreo. E na dublagem temos como destaque Yuko Sanpei - dublador de Renton - que bem mostra o espírito do jovem adolescente e com sua voz amadurecendo ao longo da série junto com o personagem.
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs