Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Figure 17: Tsubasa and Hikaru
Gênero: Ação / Drama
Estúdio: OLM
Formato: 13 episódios
Ano de produção: 2001

Tsubasa é uma menina de 10 anos tímida e reservada que aos poucos tenta se ajustar a uma nova vida numa pequena cidade de Hokkaido, após ter vivido muito tempo em Tokyo. Certo dia vê uma luz no céu e ao verificar o suposto lugar onde teria caido, acaba se encontrando com um UFO. Com isso sua vida muda de forma drástica, ao se juntar com os alienigenas DD, Ordina e Hikaru em sua missão de conservar a vida na Terra da ameaça dos Magyua; um ser vivo inteligente mas extremamente violento usado como arma biológica. Terá Tsubasa a coragem e a confiança em lutar?

Figure 17 é um anime deverás surpeendente. Ao contrário de outros animes típicos de ação, esta série da tempo e atenção para desenvolver sua personagem principal, enquanto o enredo prossegue com o tema habitual de proteger o mundo de uma ameaça qualquer. Sendo outro lado interessante o fato que a estória não se passa em Tokyo, e sim em Hokkaido, um lugar bem mais tranquilo.

Ao contrário da maiorias dos animes em formato série de TV, cada episódio possui 45 minutos e assim dando uma idéia ao espectador da vida diária e desenvolvimento dos personagens, sem ter que ficar distante da ação que é o foco da estória. O primeiro episódio sozinho já gasta boa parte do seu tempo ao mostrar a vida e personalidade de Tsubasa, enquanto que outros episódios se focalizam mais na escola de Tsubasa e em Hikaru do que na ameaça dos magyua. Isso da a Figure 17 uma sensação de vida que adiciona muito a estória.

Ao fim do anime, Tsubasa é uma personagem totalmente desenvolvida, realística a ponto que qualquer um possa se identificar com ela. Todavia, embora o desenvolvimento dos personagens seja excelente, os fãs de ação podem se sentir frustrados com esta atenção ao drama. Em todo caso, apesar de um pouco lento nas cenas dramáticas, o bom uso da computação gráfica e animação convencional criam boas cenas de batalha. Se bem que esta alternância entre ação e drama provoque a sindrome do "monstro da semana"...

Para um anime que teria tendência em não saber se é drama ou ação, Figure 17 não demonstra nenhuma crise de personalidade, sendo um anime emocional capaz de agradar aos mais criticos.
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs