Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Geneshaft
Gênero: Ação / Ficção cientifica / Mecha
Estúdio: Satelight
Formato: Série de TV / 13 episódios
Ano de produção: 2001

Em um futuro controlado, onde a humanidade não nasce mas é "criada" a partir da genética, e cada um tem um papel definido por seu gene desde a infância, um novo mistério surge. Um gigantesco anel dourado surge em órbita da Terra, como se estivesse espionando-o. Agora, uma equipe de topo, composta por pessoas com "genes perfeitos" (e uma "branca", a personagem "principal", que nasceu por métodos naturais), tem a missão de descobrir a origem do anel e seu propósito. Mas tudo se complica quando de repente o anel ataca a terra.

Geneshaft é um anime constituido de sutilezas, como por exemplo, o Shaft, um mecha enorme e sinistro, que esconde em seu interior uma perigosa potencialidade destrutiva. Entretanto, toda as tentativas de fazer o Shaft vitorioso em batalha e fazer uma pose bonita a là Gundam são impedidas pelo sistema computadorizado que escolhe falhar nos momentos mais cruciais. E em tais situações a unica coisa a ser feita para remediar a condição é pela a reinstalação do software e recarrega-lo. A mensagem por trás disso talvez seja que, não importa o quanto a raça humana faça supercomputadores cada vez mais poderosos e capacitados, eles ainda serão vulneráveis a erros de programação e ataques de vírus, o que nos torna muito dependentes deles.

Aliás, aqueles que procuram um anime de ação como as séries Gundam's, haverá de ficar decepcionado. Sim, Geneshaft tem um mecha, mas antes de tudo este anime é sobre a essência da humanidade. Que agora gira em torno de um suposto DNA perfeito. A personagem principal, Mika Seido, tem um genótipo "branco", do qual nunca manifesta sua especialidade. No mundo de Geneshaft, todos nascem como "branco", mas que mais tarde mudara de cor, que haverá de realçar as habilidades e potencialidades, portanto a qualidade de um indivíduo. Mika nunca mudou de cor, permanecendo branca, assim considerada esquisita, uma excentricidade. Mas no final é que mostra mais potencial, porque sua habilidade é impredizível. E esta é a absoluta essência do que significa ser humano, pois nós sobrevivemos por causa de nossa versatilidade, nossa habilidade de adaptar-se rapidamente a um determinado ambiente através da mudança comportamental. Enfim, seres humanos especializados seriam nossa perdição.

Quanto aos detalhes técnicos, a arte-final é excelente, enquanto que a animação também é de qualidade. Em relação a trilha sonora, o tema de abertura e a música de batalha também são bons, mas não são para todos os gostos.

Pessoas que esperavam lutas de mecha intensas ficarão desapontados, pois este é um anime inteligente que - antes de tudo - faz um exame da humanidade.  
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs