Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Grave of the Fireflies
Titulo alternativo: Hotaru no Haka
Genero: Drama
Estúdio: Studio Ghibli
Formato: 1 movie
Ano de produção: 1988

Nos últimos anos da segunda guerra mundial, a maré tinha se virado contra o império japonês. As bombardeiros americanos ameaçavam os meios de subsistência dos japoneses. E neste cenário de horror e pânico, Seita e de sua irmãzinha Setsuko precisam tentar sobreviver por sua própria conta nas ruínas deixadas pelos bombardeiros. Posteriormente, esgotados pela fome e indiferença das pessoas ao seu redor, seu futuro parece inexistente; com a inevitabilidade do fim diminuindo suas esperanças.

Excelente anime, do qual poderia escrever textos e mais textos e mesmo assim não fazer justiça. O fato que está baseado num livro semi-autobiográfico de Nosaka Akiyuki faz a humanidade deste anime mais proeminente. Nosaka tinha escrito o livro vinte anos após a segunda guerra mundial para remover os demônios que assombravam sua alma. E isso é bem mostrado neste anime baseado no livro.

Embora a arte-final mostre sua idade (movie de 1988), o animação ainda pode ser considerada boa, com movimentos graciosos do corpo e dos gestos faciais. Este movie prova que o sutileza é a melhor política. Além de uma bonita trilha sonora que adiciona muito a atmosfera. Os cenários e as cores enfatizam ainda mais o clima de desesperança que engolfa os personagens principais. 
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs