Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Gunbuster: Aim for the Top!
Titulo alternativo: Gunbuster: Top wo Nerae!
Gênero: Comédia / Drama
Estúdio: Gainax
Formato: OVA (6 episódios)
Ano de produção: 1988 > 1989

Takaya Noriko é uma cadete que treina para ser um piloto e assim ir para o espaço, assim como seu pai antes dela, capitão Takaya. Ele era o comandante de uma nave que fora atacada e destruída por forças alienigenas. Por causa disto, muitos dos colegas de escola de Noriko acreditam que ela foi escolhida como um piloto potencial de Gunbuster por ser filha de alguém importante que morrera no primeiro confronto com os alienigenas. Noriko, entretanto, tem a intenção de provar a seus caluniadores que merece todo o seu reconhecimento.

É possivel que somente o diretor Anno Hideaki poderia ter a pretensão em conseguir fazer uma história inteira que ocorresse na extensão de 12.000 anos. E faze-la engraçada, e ao mesmo tempo dramática. E ainda por cima faze-la em apenas 6 OVA's.

A primeira vista Gunbuster pode parecer apenas uma paródia do genero mecha; pois sem dúvida, muitas pessoas irão se lembrar de Gundam e de outros animes dos anos 70 e 80, como por exemplo, Macross. O que não deve ser surpesa ao considerar que Anno emprestou suas habilidades, como animador, em Macross TV (episódios 2, 9, 18, 24, 27 e 28) e o movie Macross: Ai Oboete Imasuka.
 Mas além da paródia se pode observar um tema consistente, pois assim como outro titulo da Gainax - Wings of Honneamise - o tema está dizendo simplesmente que você deve ter a confiança e a acreditar em você mesmo, que assim o conduzirá finalmente a ter a abilidade de fazer qualquer coisa que você tiver em sua mente. Isto é mostrado de tempos em tempos, como quando Noriko é forçada a entrar na batalha e ir de encontro às forças alienigenas.

 Os pontos fortes desta obra são a história ambiciosa e dramatica, além de uma excelente trilha sonora. Também conta como ponto positivo a criatividade das naves espaciais. E mesmo os projetos do mecha, embora um tanto quanto simples, mostram alguma criatividade em seu uso e função de treino para o combate.
 Sendo que o principal ponto fraco acaba por ser a alta compressão feita na história e nas particularidades dos personagens para assim pode comprimi-los em meros 6 episódios de OVA.
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs