Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Mobile Suit Gundam
Titulo alternativo: Kidou Senshi Gundam
Gênero: Ação / Drama
Estúdio: Sunrise / Sotsu Agency
Formato: Série de TV / 43 episodios
Ano de produção: 1979 > 1980

O ano é U.C. 0079 (Universal Century), e o humanidade que havia começado uma nova era (e consequentemente nova contagem de tempo) ao se expandir para o espaço, esta em guerra. Mais exatamente uma guerra entre a República Zeon e a Federação da Terra. E neste ambiente conturbado o jovem garoto Amuro Rei tem sua vida mudada para sempre ao se encontra na cabine de piloto da arma mais avançada da Federação: o RX-78-2 Gundam.

Esta é a primeira série Gundam de Tomino Yoshiyuki, que se tornou um clássico do ficção cientifica e que amadureceu o genero "robô gigante". Mas embora seja a ele creditado em introduzir o sub-genero 'robô real', onde os robôs eram apenas partes da enorme ferramenta militar, a primeira série Gundam ainda possuia algumas caracteristicas do genero anterior, 'super robô', como o próprio Gundam que era quase indestrutivel e o pai do personagem principal que era o cientista criador do robô. Mas não deixa de ter qualidades e inovações que o fizeram precursor de uma enorme quantidade de séries Gundam, que em boa parte continuavam com a cronologia original.

Gundam inovou em mostrar robôs com limitações reais, como limite de munição, que não era infinita. E eram somente tão bons quanto o piloto que os pilotava. Gundam se distanciou do conceito de um super guerreiro robô e adotou uma aparência de mais um componente militar entre outros, com suas vantagens e desvantagens. E o mais importante, os dois lados em conflito não eram mais descritos como o lado bom e o lado demôniaco, mas como duas organizações políticas opondo-se. Havia personagens simpáticos e desagradaveis em ambos os lados, e todos poderiam morrer em batalha, pois a guerra é algo da qual ninguém é poupado, sendo inocente ou não.

Alguns fãs podem se sentir inclinados a ignorar um anime tão antigo quanto este, mas embora tenha alguns defeitos além da animação de longa data, como por exemplo um pouco de falta de continuidade de certos episódios, a necessidade de assisti-lo caso deseje entender completamente a cronologia original de Gundam.
E para a epoca em que foi produzido, ele tem uma boa história e desenvolvimento de personagens, além de sequências de ação interessantes.
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs