Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Mobile Suit Gundam 0083: Stardust Memory
Titulo alternativo: Kidou Senshi Gundam 0083: Zeon no Zankou
Gênero: Ação / Drama
Estúdio: Sunrise
Formato: OVA / 13 episódios
Ano de produção: 1991

Em U.C.0083 a paz parecia ao alcance das mãos, entretanto, essa paz teve vida curta, quando um grupo de rebeldes de Zeon rouba o Gundam experimental GP-02 e inicia uma operação secreta denominada "Stardust". Agora Kou Uraki da Federação da Terra, juntamente com o cruzador de batalha Albion e o Gundam GP-01 irão tentar por fim nos planos do ás Gato Anavel de Zeon e a frota renegada Delaz, antes que iniciem a operação Stardust.

Este OVA prossegue com a linha de tempo da série original, sendo que antecede à Gundam Z, pois aqui é mostrado o prototipo da série Z, Gundam GP-03.

Para a época em que foi produzido, a animação não chega a ser ruim. Em verdade ela realmente chega a brilhar durante as batalhas entre os mechas. Acredite, quando as naves e as armaduras móveis explodem nesta série, elas explodem pra valer. A trilha sonora é agradável, embora não chegue a dar a sensação de épico espacial. Sendo que as 2 músicas de abertura - "Winner" e "Men of Destiny" - são excelentes e ajudam a complementar a série, embora demonstrem sua idade ao se comparar com os padrões de hoje.

Deixando a ação e a música de lado, o que falha neste anime é o enredo. O que não é de se surpreender, considerando que passou por dois diretores diferentes antes da conclusão, cada qual com uma perspectiva diferente. Começa como um drama militar modesto, com base na série original, e em algum lugar no meio perde seu foco entre as cenas de batalha. Um triângulo amoroso aparece de repente, e parece que tudo gira para um final a lá Macross. Mas então a estória termina... o que aconteceu realmente entre eles? O triângulo amoroso parece forçado, e os três personagens estão por demais na obscuridade entre eles para parecer algo mais que uma simples amizade/rivalidade. Além disso, o enredo perto do final da umas voltas que tiram todo o climax da batalha final.
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs