Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Mobile Suit Gundam Seed Destiny
Titulo alternativo: Kidou Senshi Gundam Seed Destiny
Gênero: Ação / Drama
Estúdio: Sunrise / Mainichi Broadcasting
Formato: Série de TV / 50 episódios
Ano de produção: 2004>2005

Era cósmica 73, 1 ano e meio depois de Shinn perder sua familia durante uma batalha no reino de Orb. Aliança Terrestre e ZAFT tentam implementar um acordo de paz entre eles, porém, ZAFT continua a produzir mobile suits e uma facção rebelde rouba três prótipos Gundam's. E, agora, com o ódio a queimar em sua alma e tendo o Impulse Gundam nas pontas dos dedos, Shinn decola com a tripulação da Minerva para prevenir outra guerra.

Apesar da distinção de ser a primeira sequência de uma série Gundam que se passa num universo alternativo, Gundam Seed Destiny demonstra idéias fracas em seu conceito. A série começa até que bem com uma nova estória e tripulação. Entretanto, em pouco tempo o enredo demonstra estar apenas refazendo uso de estereótipos (afinal, com que frequência Gundam's são roubados?), e depressa construiu uma parábola interessante sobre o mundo pós-11 de setembro. O novo elenco de personagens (Lunamaria Hawk e Shinn Asuka, em particular) são um pouco mais interessantes que os anteriores, demonstrando suas fraquezas e não sendo super-poderosos. Mas seu desenvolvimento é soprado ao longe quando o velho elenco ressurge, e em vez de apenas sustentar os personagens desta série, Kira e companhia empurram o novo elenco para o lado e ligam os refletores para eles mesmos.

Depois que o elenco fica enorme, é fácil esquecer quem era quem, por culpa do character design de Hisai Hisashi; que agora em Destiny faz Kira e Shinn serem distintos apenas pela sua cor de cabelo. Enquanto que no departamento de animação, eles reutilizam cenas como se não houvesse amanhã... fora os flashbacks, que Destiny mostra tanto dele mesmo quando de eventos ocorridos na série anterior; realmente, o dinheiro para a animação devia estar curto...

E, os - aparentemente - 40 tipos de mobiles suits em Destiny... fora o Freedom e Justice, os demais não são lá muito interessantes... Fin funnels? Zakus? A originalidade passou por aqui e esqueceu de ficar; ainda que tenha alguma aqui e acolá.

Como anime, esta série falha. Como um dispositivo de marketing, poderia ter feito melhor. Pelo menos existe algumas boas canções. Entretanto, Sunrise deveria voltar a transformar Gundam no épico que costumava ser. E não um clip musical com batalhas de mechas.
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs