Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Gunparade March
Gênero: Ação / Drama
Estúdio: J.C. Staff
Formato: Série de TV / 12 episódios
Ano de produção: 2003

Em 1945, invasores conhecidos como "Phantom Beasts" começaram a chegar na terra e a espalhar o caos. As nações do mundo formaram uma aliança numa tentativa de se opor aos invasores desconhecidos; entretanto, mesmo as armas mais poderosas não tiveram efeito contra seu avanço. A luta continou por muitos anos, e lentamente as cidades do mundo iam sendo destruídas até que sobrou somente alguns poucos aglomerados humanos. Perto da virada do século, adolescentes talentosos são recrutados para lutar contras as Phantom Beasts, utilizando avançada tecnologia militar. E agora o destino do mundo repousa em suas mãos.

Por estes dias está ficando difícil de criar uma série usando o velho clichê "adolescente pilota mecha" sem fazer a estória previsivel do começo ao fim. Mas Gunparade March consegue se distanciar um pouco da fórmula, pois seu lado mecha não aparenta ser seu lado real, sendo uma mera desculpa para adicionar um pouco de ação ao anime. Em verdade o anime é sobre a relação de amizade ou amor entre seus personages. Este anime retrata o estilo de vida do soldado comum, como também sua jovialidade e tragédias. Ele nos revela a bagagem sentimental que os soldados carregam; onde pesar, terror, amor e desejo podem ser abstratos, mas que possuem seu próprio peso tangível que cada membro da Unidade 5121 é forçado a levar.

Gunparade March foi desenvolvido por Alfa System (http://www.alfasystem.net/game/gp/main.html) e publicado pela Sony em 2000 para o PlayStation original. Ganhou vários prêmios no Japão, inclusive Best Scientific Achievement devido a criatividade e liberdade de seu enredo. E talvez se deva a isso o fato do anime não se restringir somente a ação. Em verdade apenas os 7 primeiros episódios tem enfoque em grandes cenas de combate, com HWTs enfrentando Phantom Beasts; batalhas das quais são um deleite aos aficionados de ação com mechas. Enquanto que os últimos 5 episódios o romance se torna o centro da atenção.

Se há um defeito a ser dito é a maneira abrupta que ocorre a transição entre estas 2 partes. Além do problema secundário de que quando a razão da existência dos Phantom Beasts começa a se vislumbrar no horizonte, ela é deixada totalmente de lado em prol dos personagens.
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs