Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Haibane Renmei
Gênero: Drama
Estúdio: Triangle Staff
Formato: Série de TV / 13 episódios
Ano de produção: 2002

Uma menina sonha que está caindo e ao despertar se vê em um mundo diferente. Está em uma cidade cercada por um muro tão alto que não se pode ver além dele. Crescem asas em suas costas e é dada a ela uma auréola, além de receber o nome de Rakka. Explicam-lhe que não é mais um ser humano, e sim um haibane, como vários outros nesta cidade. Rakka não recorda nada de sua vida passada antes de vir a esta cidade, e descobre que outros haibanes também não sabem de seus passados. Uma haibane chamada Reki ajuda Rakka a se adaptar e encontrar um trabalho na cidade. E Rakka é advertida para nunca se aproximar da muralha que cerca a cidade.

São poucos os animes que levantam tantas perguntas logo após o primeiro episódio; não que as coisas sejam confusas, mas as pessoas provavelmente ficarão curiosas a respeito dos Haibane e da cidade em que habitam. O fato que nenhum dos personagens principais parecem saber sobre o como e porque de certas coisas serem do jeito que são, faz atiçar a curiosidade dos espectadores. Ainda mais pelo fato de parecer existir uma ligação direta com seu mundo e o nosso, embora isso não seja abordado diretamente.

É um anime repleto de simbolismo e metáforas das quais a pessoa pode gastar um certo tempo a interpretar (se tiver interesse para tal). A cidade onde se passa a história possui uma aparência sóbria, com uma arquitetura antiga estilo europeu. A arte não é de muita qualidade, se comparada com outros animes modernos, mas cumpre seu papel num anime que da mais atenção ao enredo. A qualidade da animação decai um pouco nos episódios mais a frente, quando os personagens perdem muitos de seus detalhes (especialmente facial) e de fluidez do movimento.
 Em relação a trilha sonora, ela tem boa qualidade, possuindo uma mistura imaginativa de música clássica, céltica e jazz.

A maioria dos dramas costumam transcorrer lentamente, e este não é diferente. Muitos dos episódios vão lentamente fazendo revelações referentes aos Haibane e seu mundo. Basicamente pode ser dito que Haibane Renmei é um excelente drama sobre a vida e a mortalidade.
Uma ultima coisa a ser dita é que os fãs de ação não devem se sentir atraidos por esta obra. 
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs