Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Honey and Clover
Titulo alternativo: Hachimitsu to Clover
Gênero: Comédia / Drama / Romance
Estúdio: GENCO / J.C. Staff
Formato: Série de TV / 24 episódios
Ano de produção: 2005

Takemoto Yuuta é um estudante de arquitetura em Tokyo, atualmente começando o segundo ano da faculdade. Pobre e sozinho, mora em uma república, em um predio velho de madeira, com outros estudantes; sendo um deles muito talentoso, mas com comportamento estranho. Enquanto procura uma meta para aspirar e alcançar, Yuuta se encontra com uma pequena e talentosa jovem... e neste momento sente seu coração saltar uma batida.

Interessante notar que a fim de manter a qualidade da animação durante os 24 episódios da série, J.C. Staff fez uso de mais de 20 estúdios diferentes de animação, inclusive alguns grandes nomes como Gainax e Bee Train. Também usaram mais ou menos 18 diretores diferentes, quase um por episódio. E o que isso nos diz sobre esta produção? Em vez de corajosamente tentar fazer o anime com 1 ou 2 equipes, com excesso de trabalho e eventual mergulho na qualidade, J.C. Staff resolveu fazer uso de equipes distintas, cada qual enfocando seus esforços em um ou dois episódios. E quanto a música, em vez de fazer uso de um fundo musical genérico, foi usado várias canções de J-Pop e J-Rock.

Todavia, não importa o quão esforçada seja o capricho na produção se não existe uma boa estória por trás da mesma, e tampouco neste quesito Honey and Clover deixa a desejar. E peculiar saber que nem existe um enredo específico que tem que ser resolvido, apenas uma sequência de eventos é mostrado ao espectador. É uma série onde o tema central são os personagens, que são apresentados em todas as facetas imagináveis: engraçado, sério, tímido, cheio de dúvidas ou esperanças. O único porém dos personagens é que nós não precisamos estar constantemente lembrados de sua bagagem sentimental toda vez que algum deles fica deprimido.

Se existe outro ponto negatico a ser dito deste anime, é a parte final da série que perde um pouco o embalo. Os episódios finais são mais introspectivos e pouca coisa acontece neles. Isto é um abandono do esquema usado nos primeiros episódios, onde a combinação de comédia e drama é mais equlibrado.
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs