Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Hoshi no Koe
Gênero: Drama
Estúdio: Shinkai Makoto
Formato: OVA
Ano de produção: 2002

O projeto de exploração de Marte foi destruído por um ataque alienigena em 2039. Sete anos mais tarde, as Nações Unidas lançam uma missão de busca e destruição dos aliens no espaço profundo. Mikako e Noboru terminaram suas provas para entrarem na escola secundária... ou assim parecia ser. Entretanto Mikako é escolhida para participar como piloto desta missão, e isso os separa. Quando ela se encontra no espaço, sua única forma de comunicação é por e-mail, que demora cada vez mais para ir e vir, enquanto as naves espaciais viajam para fora do sistema solar. Seu amor sobreviverá à distância e o vácuo do espaço?

Shinkai Makoto, embora quase desconhecido na comunidade anime, está fazendo rapidamente uma reputação como um produtor independente do anime. Assistindo Hoshi no Koe (Vozes de uma Estrela Distante), é fácil ver por que. Este OVA é, quase em sua totalidade, um projeto individual... da arte ao enredo e por fim a dublagem... e feito em um iMac. Apesar disto e do fato de ter somente 25 minutos de duração, Hoshi no Koe consegue cativar tanto quanto um longa-metragem produzido por um grande estúdio. Podendo ser considerado uma pequena obra de arte.

O anime é um drama romântico que se passa em um futuro plausível onde a exploração espacial é realidade. Do começo ao fim, este OVA deve ser capaz de manter a atenção da maioria dos espectadores, tanto por causa de sua parte técnica quanto por sua estória de 2 amantes separados por uma guerra espacial e forçados a se comunicar por e-mail.

Tal compactação de uma estória sobre o amor e a tragédia da guerra, em apenas 25 minutos, só foi possivel devido a ausência de personagens e eventos inúteis, comuns em séries com muitos episódios.

Quanto a excelente parte técnica, as cenas em 2D são de rara beleza, enquanto que as cenas 3D lembram muito o anime Vandread. Ainda que a animação e o character design possa deixar um pouco a desejar, principalmente nos primeiros minutos.

Este titulo prova que um anime surpreendente pode ser feito mesmo sem o auxilio de um grande e renomado estúdio.
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs