Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Infinite Ryvius
Titulo alternativo: Mugen no Ryvius
Gênero: Ação / Drama
Estúdio: Bandai Visual / Sunrise / TV Tokyo
Formato: Série de TV / 26 episódios
Ano de produção: 1999>2000

Em 2197, uma explosão de neutrinos ocorrida no Sol criou uma região de alta gravidade no sistema solar conhecido como o Mar de Geodult. Este fato ocasionou a morte de milhões de pessoas no hemisfério sul da Terra, mas isso não fez a humanidade parar de se aventurar no espaço. Em 2225, Aiba Kouji vai a bordo de uma estação espacial para tentar uma carreira no espaço. Durante as férias, quando a estação iria submergir no Geodult, um ato de sabotagem ocorre e a estação entra sem controle e afunda. Os adultos restantes se sacrificam para comprar tempo suficiente para os estagiários terem tempo de escapar. Em seu êxodo, eles acham uma estranha e poderosa nave: Ryvius. Ela é forte o suficiente para protege-los das naves de guerra do inimigo, ainda que Ryvius não possa proteger os sobreviventes de uma coisa: Eles mesmos.

Aqui temos um anime deverás interessante, com personagens profundos abrangendo vários perfis psicológicos, além de ter um enredo intenso e profundo ao abranger vários aspectos sócio-politicos de nossa sociedade e das relações inter-pessoais. Aliás, são poucos os animes capazes de manter tal sinergia entre enredo e desenvolvimento dos personagens. Mesmo com um número vasto de personagens, consegue tanto dar a devida caracterização quanto manter a estória fluindo. Nenhum destes dois elementos se sobrepõe ao outro, e no caso desta série, isso é algo bom.

Outro aspecto digno de nota é que, mesmo com 26 episódios, consegue manter a mesma qualidade de animação, que enquanto não seja espetacular de forma alguma, serve a seu propósito muito bem. A música é um tanto quanto padrão e, em muitos casos, quase não dá sinal de vida.

Se existe um elemento que possa ser criticado, é a complexidade envolvida. Existem muitos personagens e sub-enredos, e ainda por cima existe um uso extensivo de nomenclatura tecnológica que pode fazer até o espectador mais inteligente pausar e refletir. Portanto, é recomendado não demorar muito para assistir ao episódio seguinte, para não acabar tendo que assistir ao anterior para uma revisão. Ainda que exista algumas cenas de retrospecto, a maioria delas são introduzidas mais tarde na série e, por sua vez, são uma adição muito bem vinda.

Para aqueles que gostam de pensar, este anime é uma das melhoras escolhas disponíveis. E não se sinta acanhado pelos elementos sci-fi aqui presentes, pois só servem para mostrar o caminho aonde a estória que chegar, mas de modo algum sendo o gênero predominante. Fazendo uma analogia, é como o filme Alien, que era mais uma estória de terror do que ficção cientifica.
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs