Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Kara no Kyoukai
Gênero: Drama / Romance / Horror / Fantasia
Estúdio: ufotable
Formato: Movie (7 deles)
Ano de produção: 2007>2009

Mikiya Kokuto está intrigado por duas coisas. A primeira delas é por Shiki Ryougi - uma linda mas insociável garota - e a outra é a sequência de mortes brutais que começam a acontecer em sua cidade. A medida que fica mais íntimo da Shiki, ele logo aprende que as duas coisas estão intimamente conectadas e que forças sobrenaturais poderão logo fazê-lo adentrar na lista de mortos.

É discutível que a história de Kara no Kyoukai possa ser considerada profunda ou sofisticada. Todavia, talvez seja inegável que ela tenha vários conceitos intrigantes. Este é um anime de diálogo pesado; ação mínima (embora intensa no seu curto transcorrer) e muita conversa. E isso possui uma razão de ser. Diferentemente de outras séries com elementos de fantasia/magia, Kara no Kyoukai está mais preocupado com os funcionamentos internos dos feitiços, do que o uso final deles. Seu criador - Kinoko Nasu - parece amar dar detalhes sobre o quão trabalhoso pode ser manusear um feitiço. Embora dizem que isso seja mais proeminente ao jogar os visual novels de Tsukihime e Fate/Stay Night.

O anime geralmente segue em um compasso ligeiramente mais veloz que o crescimento de uma estalactite, e isso aliado a uma narrativa em ordem anacrônica - mas em conjunto com uma bela cinematografia - prova-se ser uma faca de dois gumes. Alguns espectadores podem a vir considerá-lo tão insípido quanto beber água destilada, enquanto outros podem se ver fascinados pelo tom de mistério realçado por esta narração. Tudo dependerá dos anseios do espectador por esta obra e de como ele a interpreta, pois uma linha tênue separa o brilho das estrelas no céu e a escuridão lúgubre que permeia abaixo delas.

Quanto aos personagens, Ryouggi Shiki é bem explorada, nos mostrando o seu desenvolvimento de alguém sociopata com propensões niilistas para algo mais humano. E a habilidade de Shiki é um dos alicerces de Kara no Kyoukai, que pontua positivamente tanto aos amantes de ação (caso tenham resistido ao caminho até lá) quanto aos interessados na interpretação metafórica dela. Não obstante, em termos de seu personagens, este anime é relativamente fraco. Diferente de Shiki, os demais personagens são carentes em personalidade ou no desenvolvimento delas.

Quanto a parte técnica, a memorável trilha sonora e animação estão atreladas a uma arte soberba. Esta qualidade áudio-visual é essencial para uma história permeada de simbolismo que precisa ser interpretado pelo próprio espectador. Mas é bom salientar para aqueles desejosos de interpretar até os menores gestos neste anime, que embora ele seja grandioso a sua própria maneira, não é sensato deixar a imaginação voar para muito alto, pois há o perigo dela se perder na distância e a pessoa ver coisas que nem o próprio criador da história tenha porventura imaginado para ela.
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs