Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Kaze no Stigma
Gênero: Ação / Fantasia
Estúdio: Gonzo
Formato: Série de TV / 24 episódios
Ano de produção: 2007

Como herdeira do clã de Kannagi, Ayano obteve o direito de usar a mítica espada de fogo Enraiha, o maior símbolo de poder entre os usuários de fogo. O problema, no entanto, é que ela ainda é jovem e inexperiente, e por mais que tenha grandes poderes, ainda não pode manipulá-los de forma eficiente. Quando seu primo a muito esquecido Kazuma, outrora expulso da família Kannagi por não ter poderes, retorna ao Japão como um poderoso usuário do vento (para a desgraça da família), ele é imediatamente considerado o culpado por diversos crimes (assassinatos) contra usuários de fogo, e uma guerra entre Kazuma e a família Kanagi parece inevitável.

Kaze no Stigma enfoca no desenvolvimento de seus personagens. Existe um enredo ao longo do anime, mas é difícil enxergá-lo. Por seguinte, temos os personagens principais usando seus poderes elementares para batalhar contra demônios, ameaças para a humanidade e, de vez em quando, entre eles próprios.

Os personagens desta série não seguem aquela premissa básica de "eu tenho que ficar mais forte!" vista em certos shounens por aí. Kazuma já está em seu cume, é só que algumas lutas exigem alguma tática diferente, mas ele está quase sempre no controle. Ayano embora tenha um poder substancial, é um pouco imatura, e o que lhe falta é apenas serenidade e alguma disciplina. Ren é meio carente em idade e experiência, mas possui talento e disciplina para seguir adiante. Sendo agradável ver os personagens enfocarem mais em como eles podiam fazer as coisas, do que em aprender uma nova habilidade ou treinar eles mesmos para serem mais fortes.

Os momentos de comédia da série advêm geralmente dos acessos de raiva e frustração de Ayano perante o arrogante - e bastante insensível às vezes - Kazuma.

Em termos de animação, o anime não é nada especial. É meio carente em detalhes e não é sempre tão fluido quanto deveria. Não é ineficaz, de forma alguma, mas poderia ter sido muito melhor. Ao menos o character design é agradável.

Kaze no Stigma é um anime de ação do princípio ao fim. Algumas pessoas podem apreciar isso. Tem algumas falhas, como o final inconclusivo demais pro seu próprio bem, mas as pessoas podem eventualmente tolerar isto; caso não nutram esperança demais no decorrer da série.
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs