Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: K-On!
Gênero: Comédia / Slice-of-life / Musical (?)
Estúdio: Kyoto Animation
Formato: Série de TV / 12 episódios
Ano de produção: 2009

Hirasawa Yui nunca antes se uniu a um clube. Por circunstâncias estranhas, ela acaba entrando no clube de música leve. Lá, ela encontra os três outros membros, Tainaka Ritsu, Kotobuki Tsumugi e Akiyama Mio e forja uma singular mas sólida amizade com elas. Juntas, as quatro enfrentarão os altos e baixos da escola, adolescência e música.

Quão difícil é transpor os cânones elementares da lógica natural para descrever determinados animes. Talvez começar expondo o enredo de K-On? Não existe um para ser citado. As personagens? Em essência elas são como partículas virais, onde o material genético que as identifica individualmente poderia ser assim resumido:

- Yui: uma jovem com distúrbio do déficit de atenção sem hiperatividade.
- Ritsu: alguém com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade.
- Mio: alguém com preocupação crônica e capaz de se assustar ou envegonhar-se com extrema facilidade.
- Tsumugi: uma garota rica, boa e relativamente sensata.

E o envoltório protéico que envolve o material genético tem uma aparência kawaii capaz de invocar multidões que porventura cederam aos seus encantos.

Todavia, enquanto as míticas sereias atraim as pessoas tanto por sua beleza quanto por sua música, K-On faz menos uso da música do que era suposto. Aliás, a maior parte do tempo, o anime se recusa a nos mostrar as garotas tocando seus instrumentos. Para aqueles que porventura sonharam com uma animação nos segmentos musicais similar a vista na primeira temporada de Suzumiya Haruhi no Yuutsu, então o sonho se transformará em imagens de estátua, do chão, da platéia e até mesmo da torneira de água na parte externa da escola.

Assim como Lucky Star, um trabalho anterior da Kyoto Animation, talvez seja dificil compreender o que mantêm as pessoas interessadas neste anime. Mas é possível que as personagens, e o humor (que eventualmente se torna repetitivo) que as acompanha, seja o motivo de apreciação do mesmo.
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs