Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Mahou Shoujo Lirikaru Nanoha
Gênero: Mahou Shoujo
Estúdio: Seven Arcs
Formato: Série de TV / 13 episódios
Ano de produção: 2004

Takamachi Nanoha é uma menina que estuda na 3º série do primário e que vivia de forma normal até que um dia encontra-se com um rapaz de outro mundo. Depois deste encontro ela obtêm um cristal mágico denominado Raging Heart e consequentemente adquire poderes mágicos. Junto com estes poderes ela recebe a tarefa de selar as "Jewel Seeds", poderosos cristais de outro mundo que estão dispersos em nosso mundo. E assim começa as aventuras da Nanoha, que tarde da noite gasta seu tempo como garota mágica enquanto que de dia vai à escola normalmente. Ao menos até o dia em que as coisas se complicam mais ao descobrir que não é a única atrás das Jewel Seeds...

Lolicon-fãs, regozijai-vos! Aqui temos mais um anime mahou shoujo com meninas em cenas de transformação onde estão praticamente nuas, companheiros em forma de animais falantes, monstros-da-semana e até mesmo um "big-chefe feliz" em sua fortaleza dimensional... Todavia, apesar dos clichês usuais do gênero e de parecer um livro didático de como fazer um mahou shoujo do começo ao fim, este anime começa a ter um certo brilho quando uma rival para Nanoha surge e o enredo começa realmente a se desenvolver - sem ser lento ou rápido demais - do esquema monstro-da-semana para uma única ameaça apocalíptica para multiplos mundos. Sendo interessante destacar a maneira como o enredo põem mágicas e tecnologias avançadas juntas (ok, não é o primeiro anime a fazer isso, mas para este gênero é pouco usual).

A caracterização dos personagens principais é boa, e ainda que Nanoha possa parecer um clone da Sakura (Card Captor Sakura), Fate e Arf fazem um bom trabalho em manter sozinhas o espectador interessado na estória. Mas sobre o elenco de suporte, embora exista personagens potencialmente interessantes entre eles, os mesmos não possuem muita oportunidade para mostrar isto.

A animação é adequada para este tipo de anime, onde temos um character design surpreendentemente detalhado para uma série de TV e belos efeitos visuais quando as magias são lançadas. E é digno de nota que mesmo em batalhas contra múltiplos inimigos não é feito reutilização de cenas. Entretanto, tal beleza tem um preço, com animação precária em cenas mais tranquilas, ainda que o fato de Nanoha pode conversar telepaticamente ajude a quebrar a nossa atenção a respeito. E as bonitas cenas de transformação mostram como a animação evoluiu desde Sailor Moon.

A trilha sonora é agradável, tendo seu ponto alto a cativante música de abertura: "Innocent Starter". E Nanoha é dublada por Yukari Tamura (Misha em Pita Ten / Ai em Zaion) que com o restante do elenco ajuda a acentuar o ar kawaii da série.
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs