Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Nausicaä of the Valley of Wind
Titulo alternativo: Kaze no Tani no Nausicaä
Gênero: Ação / Drama
Estúdio: Topcraft / Tokuma Shoten
Formato: movie
Ano de produção: 1984

Mil anos após os "7 Dias de Fogo", a humanidade se esforça em sobreviver neste mundo em ruínas, onde a maior ameaça é o "Mar da Corrupção"; uma floresta com plantas normalmente benignas, mas que ao crescerem num solo tóxico emitem um veneno mortal as formas de vida comuns. Nausicaä é a princesa de um pequeno reino, que tenta compreender melhor estas florestas nocivas ao humanos, ao mesmo tempo que tenta salvar seu povo da ação belicosa dos reinos vizinhos.

A qualidade da arte e da animação é algo que tem que ser visto para ser acreditado, pois embora lhe falte a qualidade técnica de animes feitos na era do computador, Miyazaki mais do que compensa com sua atenção meticulosa aos detalhes. Dos efeitos do Mar da Corrupção, das cenas de batalha, até os fundos e cenário, são um puro deleite visual. E é agradável contemplar as sequências de vôo, onde as lutas aéreas não quebram nenhuma lei da física, que eventualmente ocorre em outros animes. É demonstrado tal fragilidade no vôo, que é como se os seres humanos estivessem pisando num território desconhecido, estando a mercê dos caprichos da natureza.

Os personagens, Nausicaä em particular, demonstram muito sentimento e emoção. E o melhor, não a uma linha que separe com exatidão o que é bom ou mal, sendo que todos são vítimas da circunstância, agindo de acordo com o ambiente em que vive.

A história do mangá teve que ser vastamente simplificada por causa do limite de tempo de um movie, mas ao contrário dos efeitos nocivos que costumam ocorrer em outros movies baseados em mangás, esta compactação não afetou o enredo, que somente parecerá incompleto para aqueles que leram o trabalho original. Mesmo Miyazaki disse que preferiu a versão concisa do anime.
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs