Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Neon Genesis Evangelion
Gênero: Ação / Drama
Estúdio: Gainax
Formato: Série de TV / 26 episódos
Ano de produção: 1995>1996

Num futuro próximo, a humanidade esta ameaçada pelos Anjos. Gigantescos seres que ninguém sabe de onde vem, que atacam consistentemente a Terra - particularmente Tokyo-3. Uma agência de proteção, a Nerv, foi criada para criar alternativas para o combate contra os anjos, e assim nascem os Evangelions, gigantescos robôs, que pilotados por crianças 'escolhidas', capazes de sincronizar seu cérebro com os Evangelions, são a única chance contra os Anjos. Mas será que tudo é tão simples como parece?

Esta série (e os movies, que substituem os últimos dois episódios devido a afronta pública) é um tanto quanto controversa. Alguns podem dizer que é o melhor anime de todos os tempos, e outros podem inumerar - com ou sem eloquência - outros tantos adjetivos; que podem, por vezes, soar distantes da realidade.

O simbolismo nesta série está tão diluido quanto os sais minerais de um garrafa de água mineral. Parecem que foram colocados lá apenas para dar a sensação de alguma profundidade. Descrições vagas podem tanto ser interpretadas como algo profundo que exigirá algum exercicio intelectual do espectador para interpretá-las; como podem ser interpretadas como preguiça do roteirista de aprofundar-se em determinado aspecto. Várias pessoas não ter compreendido a essência da história não é sinônimo de que falta QI em seus cérebros, enquanto que outros podem teorizar várias coisas a respeito do anime, mas não significando que a intenção dos criadores tenha sido esta mesma. E tampouco uma legião de personagens com psicose maníaco-depressiva ajuda a demonstrar profundidade neles. Em verdade, animes da mesma época, como Escaflowne e Gundam X, possuem um desenvolvimento de personagens muito mais sólido do que visto nesta série, onde a maioria dos personagens são unidimensionais; com exceção de Asuka. Aliás, animes com simbolismo e questões filosóficas já datam antes de Evangelion, sendo que nem isso ele é precursor. Por exemplo Shinzou Ningen Casshan (1973), Densetsu Kyojin Ideon (1980) e Key the Metal Idol (1994). Sendo que os momentos de ação são rememorativos a séries como Mazinger Z (1972) e Macross (1982).

Evangelion também costuma ser visto como uma das obras mais marcantes para a popularização dos animes no ocidente junto com o movie Akira. Todavia, é bom salientar que Candy Candy foi muito mais marcante para o público ocidental do que Evangelion. Foi o anime mais popular durante as décadas de 70 e 80, tendo reprises extensas em todo idioma concebível no hemisfério ocidental. Mais importante, foi a primeira série que teve apelo a população em geral. Enquanto que Evangelion dependeu por um bom tempo dos fansubbers para sua divulgação.

De todo modo, deixando a história e os aspectos controversos de lado, a trilha sonora é de qualidade, assim como o mecha design, que em conjunto com as cenas bem coreografadas de ação fazem a animação brilhar, e compensar parcialmente a falta de qualidade em outros momentos; onde a economia de movimentos é bem visível.

Evangelion não é um anime ruim em seu conjunto, e frente a outros animes populares da época - Sailor Moon e Dragon Ball Z - ele tem um enredo mais sólido. Mas não tão sólido e livre de hiatos como alguns fãs ardorosos podem fazer parecer. Que ao tentar fazer este título mais do que é, apenas denegrece o mesmo perante os espectadores mais críticos.
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs