Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Nightwalker
Titulo alternativo: Mayonaka no Tantei: Nightwalker
Gênero: Horror / Drama
Estúdio: AIC / Bandai Visual / TV Tokyo
Tamanho: OVA / 12 episódios
Ano de produção: 1998

Shidou Tatsuhiko é um detetive que vive no Japão, e que a maioria das pessoas desconhece o fato que é também um vampiro, que sofre de amnésia e não tem nenhuma memória de quando ainda era um ser humano. Com a ajuda da agente do governo Yayoi, da adolescente Riho e da pequena demônio verde chamada Guni, resolvem os casos que envolve especificamente os seres das trevas. Entretanto, Cain, o responsável em fazer de Shidou um vampiro, volta a surgir para tentar fazer que Shidou se entregue aos impulsos e desejos de um vampiro, e abandone de vez seu coração humano.

Este anime vai muito bem ao mostrar a introspecção de certos personagens. Shidou é bem interessante (e deve figurar na fantasia de muitas fãs), e sua amizade com Yayoi oscila entre hilariante e sensual. Mas o destaque mesmo fica com Riho, que se submete a uma mudança dramática de personalidade entre o inicio e o fim da série. Guni é o típico exemplo de mascote, e que ocasionalmente faz algum comentário irônico. Entretanto, onde este anime é verdadeiramente mestre é a forma que ele focaliza o paradoxo de ser vampiro. A vida de um vampiro não é recheada de prazeres, como bem demonstra esta série; pois ainda que os vampiros possuam um poder quase ilimitado, devem viver uma existência que transcende o tempo e a morte, e isso as vezes é um martírio.

E este anime vai muito mal também. A maioria dos episódios são casos independentes, sem ligação direta entre si. E mesmo os episódios que fogem a regra, possuem um enredo de vida curta, envolvendo um evento conhecido como "alvorecer dourado", mas do qual nunca é explicado. Além disso, a série termina sem resolver o conflito entre Shidou e Cain.

Tecnicamente, o anime é inconsistente. A animação dos quatro primeiros episódios é satisfatória, mas há uma grande variação com os outros oito, com a qualidade variando entre média e abaixo da média. Sendo que o character design sofre do mesmo mal, com o comprimento do cabelo e a cor do olho variando. Enquanto que a trilha sonora, só se salva as músicas de abertura, encerramento e uma outra com tom melancólico.

Um anime de qualidade média e com alguma inovação, recomendado para os não muito exigentes e, principalmente, para os fãs de estórias de vampiros.
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs