Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Nitaboh: Tsugaru Shamisen Shiso Gaibun
Gênero: Drama
Estúdio: ...
Formato: Movie
Ano de produção: 2004

Quando ainda muito jovem, Nitaroh foi atacado por uma enfermidade que o deixa cego. Ele herda o shamisen (instrumento musical de três cordas, com formato semelhante ao banjo ocidental) que uma vez foi usado por sua mãe e aprende seus fundamentos por uma viajante. Com o tempo e ajuda de velhos - e novos - amigos, ele andará pelos caminhos que o levarão para o seu último destino; aquele de fundador do estilo Tsugaru.

É bastante visível o extenso material histórico do qual se baseia este anime. O que ocasiona o fato que embora tenha uma animação de qualidade, com cenários vívidos que realçam a sensação de realidade, aqueles que não gostarem das referências históricas - ou mesmo da música shamisen - haverão de achar este movie ligeiramente chato. Ainda que não exista nada que deponha contra a qualidade da história em si e seus personagens.

A trilha sonora demonstra que dificilmente se ouvirá shamisen com melhor qualidade que esta em quaisquer anime que porventura seja feito. E a atuação dos dubladores tampouco desaponta.
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs