Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Nodame Cantabile
Gênero: Comédia / Drama
Estúdio: J.C. Staff
Formato: 23 episodes
Ano de produção: 2007

Chiaki Shinichi, um talentoso mas arrogante pianista de uma prestigiosa academia de música japonesa, sonha em se tornar um grande maestro. Porém, quando seu professor de piano desisti dele depois de receber certas criticas, Chiaki é degradado e suas chances de seguir o seu sonho se tornam ainda menores. As coisas não se tornam melhores pelo fato que ele está estudando agora junto com sua vizinha, a avoada Noda Megumi, também conhecida como "Nodame", que sente uma grande atração por ele, apesar de ser seu total oposto em modos, ambição e estilo de vida...

Séries de comédia com pitadas de outros gêneros e seguindo o estilo “slice of life” tem se tornado abundantes nos últimos anos. De Azumanga Daioh até Suzumiya Haruhi no Yuutsu, animes sobre as vidas diárias de - quase - pessoas do dia-a-dia, ganharam um aumento na popularidade, e Nodame Cantabile chegou para adicionar-se as fileiras. O elenco tem grande potencial para situações cômicas, indo de confrontos sobre padrões de diligência à afetos equivocados.

Ainda que proporcione boas risadas a cada episódio, Nodame Cantabile ainda não se esquece que é drama humano que move o enredo junto. Em particular, o papel das pessoas talentosas no Japão é escolhido como tema central, e bastante surpreendentemente, o moral habitual do japonês de que o individuo não é nada e todo mundo tem que contribuir sua parte para sociedade é investigado - e demonstrado como prejudicial para aqueles com talento verdadeiro. Em resumo, pessoas como Chiaki e Nodame estariam em melhor situação em um mundo que permite que coloquem para fora suas qualidades individuais em vez de força-los a concordar com padrões que limitam eles.

Outros detalhes que podem ser mencionados são: o fantástico trabalho dos dubladores de todo o elenco, a brilhante música orquestral que permeia o anime, e - que mais se distingue - é o excelente compasso da série inteira. Dos 23 episódios, nenhum é desperdiçado. Não existe um único minuto em Nodame Cantabile que não é importante para o enredo ou para desenvolvimento de personagem. Momentos chatos? Não existem. Recapitulação desnecessária? Se você estiver procurando por isto, vá assistir um anime da Gainax.

Todavia, um anime tão dedicado aos personagens seguindo uma vida que reflete a realidade, não devia precisar recorrer a certos personagens estúpidos, dos quais têm personalidades bastante normais atrás de suas fachadas inaceitáveis. E que frequentemente seus lados engraçados são usados a força para proporcionar uma risada barata. E falando de barato: enquanto uma produção pode muito bem ter um orçamento apertado, ela nunca deveria deixar evidente ao espectador onde a companhia fez os cortes. Com Nodame Cantabile, é bem óbvio que a J.C. Staff não foi capaz de animar todas as cenas orquestrais da maneira que queriam, e simplesmente deram boa animação para somente metade delas.
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs