Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Ookami to Koushinryou
Titulo alternativo: Spice and Wolf
Gênero: Fantasia / Romance
Formato: Série de TV / 2x13  episódios
Ano de produção: 2008>2009

Um espírito de lobo tem assegurado uma colheita abundante para uma aldeia por anos, e anualmente a aldeia faz um festival para honrar o seu deus. Porém os tempos estão mudando, e com novos métodos de produção, o lobo não é mais necessário como era outrora. Lawrence - um mascate - ao passar a noite nessa aldeia encontra-se com esse lobo, que se apresenta a sua frente na forma de uma bela garota, e lhe pede que a leve até sua cidade natal localizada no norte longínguo. E em troca, irá ajudar Lawrence nas negociações que ocorrerem a meio caminho.

A ênfase do anime é basicamente sobre procedimentos comerciais. Sendo importante notar que embora aconteça em um mundo de fantasia, a ambientação do dito mundo é muito similar a Europa na Idade Média, quando a Igreja costumava ser uma superpotência e interagia em vários níveis da sociedade. Pode ocasionar desinteresse para alguns espectadores devido a não ter uma referência geográfica real e por não ser dado detalhes suficientes deste mundo, nem mesmo o suficiente para se fazer paralelos com eventos históricos do nosso mundo. Aliás, não há nenhuma diferença notável entre Poloson e Rubenhaigen em termos de cultura e projeto arquitetônico. O que nos faz perguntar se existem benefícios para o enredo ter o Lawrence viajando para cidades diferentes se elas são idênticas em estilo. Entrementes, o verdadeiro alicerce da série é a interação entre Lawrence e Horo; que é onde o anime realmente resplandece.

Horo esbanja personalidade, e nos mostra várias facetas de acordo com o momento. De uma deidade de conhecimento quase milenar sob suas orelhas peludas, se passando por uma jovem vulnerável à uma mulher de negócios astuta. Nunca é enfadonho observá-la. E não obstante a sua pose e reivindicações grandiosas, ela também tem certas fraquezas humanas. E é por causa disto que Lawrence a respeita e a escuta, até apesar do fato que ele tem grande prazer em provocá-la sempre que pode.

A arte-final em tom de sépia e os fundos que por vezes se assemelham a uma pintura de aquarela são agradáveis e coerentes com a ambientação.

O anime tem como base uma light novel em produção desde 2006, e que no início de 2010 já totalizava quatorze volumes. Os 13 episódios cobrem só os volumes 1 e 2, enquanto que a segunda temporada lançada no ano seguinte, faz uso dos volumes 3 e 5.

A princípio, um anime para economistas. Mas com personagens maravilhosos e dinâmicos que relegam o comércio a um segundo plano. Podendo ser um anime 5 estrelas para aqueles que vierem a idolatrar a deidade Horo.
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs