Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Otogizoushi
Gênero: Ação / Drama
Estúdio: Production IG
Formato: Série de TV / 26 episódios
Ano de produção: 2004>2005

Para cobrir o fato que o jovem nobre Minamoto no Raikou esteja acamado, e proteger a família de Minamoto de cair das graças do Imperador, a irmã de Raikou - Hikaru - disfarça-se como ele para completar uma missão para a corte imperial: Recuperar a magatama do clã rebelde Tsuchigumo, uma pedra sagrada, que pode salvar Kyoto das doenças e decadência que se encontra. E como se esta tarefa já não fosse difícil por si só, maquinação política por de trás das cenas ameaça o sucesso da missão de Hikaru.

Otogizoushi originalmente era uma coleção de pequenas histórias, sem conexão entre si, escritas durante o período Kamakura-Muromachi (1185-1573). Conectar o enredo de todas estas histórias dentro do mesmo contexto pode ter sido uma tarefa relativamente tênue para um estúdio de animação, mas ainda assim merecem crédito por conseguir fazer isto quase sem falhas. A jornada de Hikaru e seu leal guarda-costa Tsuna proporciona um enredo de aventura capaz de agradar os amantes de ação e drama. Até mesmo quando ocorre uma virada inesperada na história depois do episódio 13 (alguns até poderiam dizer que se transforma numa história completamente distinta), ainda retém um ar de mistério melancólico; que é incomum para um anime com tantas cenas de ação.

Otogizoushi nos oferece uma animação consistente e uma trilha sonora decente, mas ele brilha verdadeiramente em sua arte. Quase que durante toda a primeira metade da série, a arte de fundo é pintada em tintas escuras, evocativas, às vezes altamente estilizadas e sempre cheio de contraste e sombra. E quando a história toma um rumo inesperado no episódio 14, o estilo de arte muda junto de forma coerente com a situação vigente.

O ponto fraco deste anime é o modo que os produtores lidaram com a transição entre as duas "partes" de Otogizoushi. A mudança pode só ser descrita como desajeitada. E para fazer as coisas piores, a série termina exatamente com o tipo de clichê que parecia rejeitar durante a maior parte do seu transcurso. Ainda que mantenha alguma originalidade, é longe do que poderia ter sido. Sendo que os dois últimos episódios são usados para uma história secundária que pouco adiciona ao anime. Um pouco mais de coragem no lado do roteirista poderiam ter feito as coisas mais interessantes.

Como anime de ação, Otogizoushi certamente tem qualidade em seu enredo e arte. Em termos de drama, poderia ter sido melhor. Todavia, ainda que não seja exatamente revolucionário, é certamente um anime agradável de se acompanhar.
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs