Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Piano
Gênero: Drama
Estúdio: OLM
Formato: Série de TV / 10 episódios
Ano de produção: 2002 > 2003

Nomura Miu é uma jovem que estuda piano a anos. Sua relação familiar, sua amizade com sua colega Yuuki e sua atração por Takahashi-senpai, afetam tanto sua vida diária como a música que toca. Seu professor, Shirakawa-sensei, solicita que toque em um recital de sua escola de piano. Ela aceitará? E será capaz de se confessar para Takahashi-senpai?

Piano teve o potencial para ser um retrato estranho mas realista da vida de uma menina durante a adolescência. Porém, Piano fica perigosamente perto de falhar como uma série, devido ao seu lento compasso e um enredo quase inexistente.

Apesar do título, o talento musical de Miu não é o enfoque principal da série. Ao invés, a ênfase é direcionada em sua vida diária. Suas andanças entre casa e escola serve como fundo e fornece uma sensação real da vida de uma típica menina japonesa. Sua luta em decidir se vai ou não tocar no recital de piano é ao mesmo tempo sua luta para se tornar uma adulta. Esta pequena quantia de profundidade para a personagem de Miu é o que salva a série de não ter enfoque algum. Seu professor de piano, por outro lado, aparenta ser um personagem importante e influente, e pequenas sugestões sobre seu misterioso passado são insinuadas ao longo da série. Mas este é o único desenvolvimento que este personagem recebe, e ele nunca se torna algo mais do que o frio professor de piano que aparenta no primeiro episódio. Consequentemente, Shirakawa-sensei nos frusta com seu personagem que poderia ter sido beneficiado com muito mais desenvolvimento.

Como seria esperado, a música de piano toca em boa parte da estória, então nuances do que esta acontecendo na vida de Miu e suas emoções estão sutilmente refletidas na música.

Personagens carismáticos são necessários para sustentar um anime sem um enredo central, e consequentemente Piano falha por ter personagens não muito atraentes. Em todo caso, a série ainda tem um certo charme, mas o espectador terá que ter paciência para poder apreciar estas qualidades.
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs