Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Pom Poko
Gênero: Comédia / Drama
Estúdio: Studio Ghibli
Formato: 1 movie
Ano de produção: 1994

Com os humanos transformando suas florestas em subúrbios de Tóquio, dois clãs tanuki se unem e ponderam um plano para sabotar o projeto de construção contínua. Aprendendo mais sobre os humanos e aperfeiçoando sua habilidade sem igual de transformar eles mesmos em quase qualquer coisa, os tanukis precisarão enfrentar a escassez de comida e sua própria impetuosidade para ter chance contra a ameaça humana.

Este anime bem demonstra as diferenças culturais entre o Japão e o Ocidente, pois Pom Poko é uma referência cultural e religiosa depois de outra. Por seguinte, além de ser preciso de uma certa bagagem cultural para entender as piadas relativas ao tanuki e sua genitália (que a moralidade Ocidental pode estranhar), também é preciso para entender a mensagem profunda e relevante deste anime que tem a intenção de ser mais uma espécie de documentário e anti-tributo a Era Showa (mais precisamente no pós-guerra) do que uma história imaginária.

Sobre nosso infame protagonista: O texugo japonês, tanuki, é, juntamente com a raposa, o animal mais presente nas lendas do imaginário japonês e é, normalmente, retratado com barriga e testículos protuberantes e segurando uma garrafa de saquê em uma das mãos. Nas obras mais antigas, a identificação do tanuki ainda é incerta, podendo referir-se a animais como itachi (“doninha”), ten (“marta”), musasabi (“esquilo voador”) ou o próprio tanuki. Uma definição mais precisa do termo tanuki vai ocorrer a partir da Era Edo (1603–1868), quando acaba por identificar-se com o texugo japonês. Uma curiosa e definida característica do tanuki são seus gigantes testículos. De acordo com algumas lendas, esses testículos podem ser esticados até o tamanho de oito tapetes de tatami. Chamado de kin-tama (bolas douradas),  supostamente os testículos são mais um símbolo de sorte do que sexual (os japoneses são mais tolerantes com o humor negro do que os ocidentais). De todo modo, a principal crença em torno do tanuki é a sua capacidade de mudar de forma, transformando-se, na maior parte dos casos, em homens. Contudo, o tanuki, geralmente, não obtém tanto sucesso na execução de seus planos, como ocorre com a raposa. Como exemplo, acredita-se que, por gostar tanto de saquê, ao sentir seu cheiro, o tanuki esquece-se de seu disfarce – quando nessa condição – e levanta o rabo, revelando sua identidade.

A arte do anime balança entre a sóbria e a brincalhona, tanto para enfatizar o modo que os humanos enxergam os tanukis, quanto para representar a forma que agem enquanto os humanos não estão olhando. E também às vezes sendo uma homenagem ao estilo de arte do Shigeru Sugiura em seu mangá 808 Tanuki.

Em todo caso, embora tenha material suficientemente interessante aqui para ser analisado em um nível mais erudito, Pom Poko geralmente falha como uma obra de entretenimento para o público ocidental, apesar de suas metas altas e sua excelente execução técnica.
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs