Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Read or Die
Gênero: Ação
Estúdio: Studio Deen / SME
Formato: OVA / 3 episódios
Ano de produção: 2001>2002

Yomiko Readman vive em um mundo rodeado por livros. Sua vida existe somente em função da leitura. E, ainda que para um estranho ela não aparenta nada demais, ela é uma agente especial do serviço secreto britânico, de codinome The Paper. Quando uma misteriosa organização começa a roubar livros raros e causar o caos, ela é colocada em um time de elite - formado por Miss Deep e Drake Anderson - com a função de descobrir o enredo sinistro por de trás destes atos terroristas.

Vamos começar com a característica mais proeminente: A música. Iwasaki Taku - que anteriormente fez a música para Rurouni Kenshin: Tsuiokuhen - fez para este anime, uma trilha sonora de grande qualidade. Ok, algumas das músicas podem soar semelhante a outras que ele ajudou a criar no passado, mas isso não previne que elas se casem perfeitamente para cada cena onde são aplicadas.

Mas a música em si pode somente destacar o ambiente; sendo os personagens e a história que devem levar o fardo mais pesado em relação ao conteúdo de uma série. Mas a série mantêm a qualidade, e além de nos mostrar uma protagonista com características atípicas para uma principal, os personagens secundários - bons ou ruins - emanam estilo; e formas de ataque peculiares. Aliás, a coreografia de ação é feita com olhos de mestre, e a integração entre a computação gráfica e animação convencional é feita sem vacilação.

No lado ruim das coisas (e o primeiro episódio é notório neste aspecto), é que durante a série, você encontrará nomes e personagens que serão somente vistos ou mencionados por um curto período de tempo, não avançando junto com o enredo. Entrementes, sendo um OVA de apenas 3 episódios, e de natureza baseada na ação, é realmente difícil conseguir uma tonelada de desenvolvimento de personagens. E por seguinte coisas inexplicadas ficam pendentes quando o anime chega ao fim.
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs