Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Red Garden
Gênero: Drama / Mistério
Estúdio: Gonzo
Formato: Série de TV / 22 episódios
Ano de produção: 2006>2007

Certa noite algo de grave aconteceu, mas para quatro garotas - Claire, Kate, Rachel, e Rose - não a resquícios de memórias sobre o ocorrido. Uma de suas colegas de escola está morta, aparentemente sendo o mais recente de uma série de suicídios, e elas têm estranhos flashbacks relativos a sua morte. A escola é cancelada pelo resto do dia, mas em vez de voltarem para suas casas, elas são guiadas a um parque por borboletas das quais ninguém além delas pode ver. E antes que estejam cientes, estarão no meio de um conflito entre 2 facções, onde suas próprias vidas estarão em jogo...

Red Garden é um drama surpreendentemente profundo e recheado de mistério, seguindo uma linha tênue entre realidade e fantasia. Literalmente todos os personagens principais são desenvolvidos bem além dos estereótipos habituais; recebendo suas próprias esperanças, sonhos e ambições, e sua luta constante entre o que eles querem fazer e o que eles precisam fazer é o ponto chave do drama. E a estória por trás de tudo isso é algo especial; não existindo nenhum herói ou vilão real, apenas interesses contraditórios, sendo fácil se relacionar a ambos os lados porque ambos têm razões válidas para lutar.

Tecnicamente, Red Garden é o que você esperaria de uma produção de 2006, animação e coreografia de ação com qualidade decente. A arte-final tem uma coloração diferente do habitual, e o character design também é um tanto quanto peculiar, mas são de qualidade a seu próprio modo; além de combinarem bem com o ambiente onde se passa o anime. Em todo caso, o que realmente se sobressai é a atuação de voz. A profundidade de emoção transmitida pelos dubladores e a química entre eles é trazido para um novo nível de qualidade. E certa música cantada em tom lamuriante pelas 4 protagonistas nos transmite a grande melancolia de seus corações; embora alguns espectadores possam achar a música fora do contexto.

Todavia, se tudo sobre a série fosse tão bom quanto a atuação de voz, Red Garden estaria beirando a perfeição. Infelizmente, o compasso se arrasta um pouco entre os episódios 12 e 18, onde nada de novo acontece e velhos problemas são tratados novamente e novamente. A série eleva o ritmo depois disso e consegue trazer tudo para uma conclusão satisfatória, mas a maior parte das estórias secundárias envolvendo relações românticas ou familiares caem para um segundo plano ou, pior, simplesmente são descartadas quando tudo se movimenta em direção ao fim. E também é digno de nota que embora o enredo global tenha sido bem escrito, a certa falta de qualidade quando o espectador ponderar sobre pequenos detalhes do enredo.

Em todo caso, se qualquer prova adicional fosse necessária para provar que o estúdio Gonzo pode produzir mais do que animes todo-estilo-nenhuma-substância, Red Garden é a evidência perfeita disto. 
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs