Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Senjou no Valkyria
Titulo alternativo: Valkyria Chronicles
Gênero: Ação / Drama
Estúdio: A-1 Pictures
Formato: Série de TV / 26 episódios
Ano de produção: 2009

A Aliança Imperial da Europa Ocidental e a Federação Atlântica estão em guerra entre si. E a nação de Gália que possui boas reservas do valioso mineral ragnita chama a atenção das forças Imperiais que começaram a empreender sua conquista. E quando tais forças atacam a cidade de Bruhl, Welkin Gunther se vê forçado a lutar por sua vida ao lado da miliciana Alicia Melchiott. Unidos conseguem seu intento de sobreviver e subsequentemente juntam-se as forças da milícia do país com a intenção de repelir as forças Imperiais invasoras.

Baseado em jogo de RPG para o Playstation 3 onde a história não importa tanto (ou muito, jogos têm uma abordagem diferente em contar a sua história), o anime nos introduz um punhado de personagens e no decorrer da série eles vão tecendo as relações entre eles e com pessoas próximas; ou seja, o básico para desenvolver o drama de uma esquadra militar.

Certos animes de guerra são mais voltados a nos revelar a bagagem sentimental que os soldados carregam do que as batalhas em si. Mas os personagens genéricos aqui presentes não ajudam muito para este desígnio, pois a Alicia é a arquetípica tsundere e os demais personagens não são muito explorados. Aliás, suas personalidades aprazíveis são tão dessemelhantes com um cenário de guerra que chega a ser um paradoxo. De todo modo, ao final da série o romance parece tomar precedência sobre a guerra. Ainda que ela esteja lá para nos proporcionar um clímax de relativa qualidade - embora previsível - e aniquilar alguns personagens para temperar o enredo com drama.

Visualmente falando, Senjou no Valkyria tem forte influência do jogo onde foi usado um conjunto de técnicas empregadas na renderização de imagens 3D de modo que o resultado final se assemelhe ao de desenhos em 2D, o chamado Cel Shading; o que nos proporciona um character design meio atípico devido ao sombreado usado nos personagens. Quanto a animação, as coisas explodem como devem (embora haja falta de estilhaços), há bons efeitos ambientais como neve e névoa, mas parece que às vezes o enfoque na qualidade diverge do bom senso e dos momentos onde ela realmente deveria se fazer presente.
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs