Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Sentou Yousei Yukikaze
Gênero: Ação / Ficção cientifica
Estúdio: Gonzo Digimation
Formato: OVA / 5 episódios
Ano de produção: 2002

Trinta e três anos atrás, uma força alienigena conhecida como "JAM" invadiu a Terra por um portal dimensional localizado na Antártica. Entretanto, os seres humanos tem sucesso em repelir a JAM para um planeta distante designado como "Fairy", onde a luta continuava, ainda que a população na Terra em grande parte ignorava sua existência por estar distante do seu dia-a-dia. Anos depois nos é mostrado o piloto Rei Fukai em uma típica missão de reconhecimento com seu avançado avião Yukikaze, onde deveria colecionar dados de combate do campo de batalha e retornar a base a qualquer preço, mesmo significando deixar seus camaradas para trás. Todavia, desta vez uma aeronave não-identificada mostra presença em seu caminho de volta...

O enredo em si não tem nada de inovador ao mostrar a raça humana enfrentando alienigenas, e ao fazer uso de aeronaves para enfrenta-los é possivel fazer uma analogia com as séries Macross; ainda que no caso de Yukikaze o tema seja mais sério e relativamente complexo. Enquanto que não a personagens felizes, atraentes ou cômicos no anime, onde o character design e a personalidade deles demonstra o clima pesado que os cerca; aliás o ambiente pálido onde o verde e branco ditam as cores refletem não apenas o fato que a atmosfera do planeta é realmente verde como também a estória transmite uma emoção tênue... Em todo caso, a essência desta série não são os personagens humanos.

Mesmo sem uma estória e personagens memoráveis, Yukikaze é único. Em primeiro lugar, raramente se vê combates aereos frenéticos e nesta qualidade, com excelente animação e uso extensivo da computação gráfica. Em segundo lugar, os efeitos sonoros, pois ao fazerem este OVA, eles registraram os sons reais emitidos pelos jatos de combate da força aérea japonesa. Entretanto, isso ocasionou uma trilha sonora escassa, já que eles decidiram dar prioridade aos sons reais de projéteis e armas de fogo; ainda que nas cenas onde a tristeza e a solidão são apresentadas, seja feito um bom trabalho.
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs