Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Spriggan
Gênero: Ação
Estúdio: Kawasaki / Studio 4ºC
Formato: 1 movie
Ano de produção: 1998

No interior do monte Ararat na Turquia foi descoberto um artefato que aparenta ser a Arca de Noé, que se suspeita pertencer a uma antiga civilização. ARCAM é uma organização que tem como trabalho proteger tais artefatos de cair em mãos erradas. O problema com este caso é que as ditas mãos erradas possuem bastante potência de fogo e querem adquirir a Arca por quaisquer meios necessários. Sua proteção é uma tarefa acima das capacidades de uma pessoa normal. Felizmente, Yu Ominae (agente de alto nível da ARCAM) é tudo exceto alguém normal.

Este anime possui certas caracteristicas similares ao movie Akira, mas em vez de quadrilhas de motociclistas, nós temos grupos paramilitares, e em vez de "eu sou Tetsuo" é "eu sou Yu Ominai". Até cenas metafísicas psicodélicas são Akira puro. Pelo menos, depois de ter passado 10 anos entre estas 2 obras, não temos mais personagens gritando um para o outro seus nomes em lugar de um diálogo real.

Em todo caso, Spriggan é baseado num mangá (de 11 volumes) e assim como Akira tenta condensa-lo em uma pequena quantia de tempo. E usando como base apenas um arco da estória, sua substância foi eliminada para dar prioridade a ação. Pelo menos é ação de alta qualidade, com boa coreografia e trilha sonora, arte detalhada... enfim, um grande orçamento foi atribuido a este movie, que contribui a fazer-nos quase esquecer do enredo e personagens. Mas quando o espectador esta quase aceitando o fato que este anime não oferecerá nada mais do que ação de alto nível, inesperadamente em seus últimos minutos nos é fornecido revelações e perfis psicológicos. Bem, melhor tarde do que nunca; embora as últimas palavras do coronel deixem a impressão clara de algo maior atrás de tudo.

Se a pessoa estiver procurando um anime de ação com substância, aqui não haverá de encontrar, mas caso queira apenas ação com muitas explosões e sangue, Spriggan haverá de ser do seu agrado.
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs