Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Star Ocean EX
Gênero: Ação / fantasia
Estúdio: Studio Deen
Formato: Série de TV / 26 episódios
Ano de produção: 2001

Claude C. Kenni é um novato na nave de seu pai. E durante uma investigação em equipe, ele topa com um artefato estranho que o transporta para outro mundo. Uma vez lá, ele encontra uma jovem sendo atacada por um monstro. Ele a salva com sua arma laser, mas como neste mundo ninguém faz uso de tal tecnologia avançada, isso ocasionou um mal entendido, fazendo com que a jovem, Rena Lanford, acredite que ele seja um lendário guerreiro enviado para salvar seu mundo de um artefato maligno conhecido como Sorcery Globe. Juntos, Claude e Rena partem em viagem para tentar resolver o mistério do Sorcery Globe.

Este anime é baseado num RPG feito para Playstation e possuia personagens interessantes e um enredo sólido. Porém, o jogo tinha 2 versões, uma mostrava o ponto de vista do Claude e a outra de Rena. O anime escolheu escolheu seguir a estória do Claude, que acabou sendo uma má escolha. Pois de todos os personagens de Star Ocean EX, Claude é o mais fraco em desenvolvimento, e é duro se importar com ele. E não ajuda o fato que seu dublador, Yuuki Hiro, demonstra uma péssima atuação, fazendo um soldado de 19 anos parecer uma criança de 12 anos. É dificil entender porque alguém seguiria viagem com ele.

Bem, ao menos os outros personagens compensam em parte as deficiências do Claude. Celine, a feiticeira heráldica, e Precis, uma jovenzinha hiper-ativa, costumam roubar todas as cenas em que estão, e são absolutamentte adoráveis. Rena tem um desenvolvimento meio sub-aproveitado, pois com base no anime você não sabera de toda sua estória. E o frenético espadachim Ashton que é possuido por 2 dragões é sem dúvida o personagem mais original de Star Ocean. Seki Tomokazu (Chichiri de Fushigi Yuugi) retrata a tripla personalidades do Ashton com grande habilidade, e é dificil imaginar qualquer outro no papel.

É uma boa coisa que Star Ocean tenha personagens fortes, porque tristemente a qualidade da animação é quase inexistente. É feito muito uso de fundos de tela para simular movimento. O movimento dos personagens é duro, enquanto que os cavalos... eles não galopam, eles pulam para cima e para baixo com suas pernas imóveis. O anime deve ter tido um orçamento razoavel, pois em cenas paradas até que ele é bonito... mas isto é um anime, não um mangá! Seria tão bom se eles realmente se movessem.

A música está por todo lado, e parece que eles não se decidiram qual estilo usar. Abertura e encerramento são J-Pop como era de se esperar, mas a música de fundo na série varia de modo selvagem. Eles misturam música do jogo (que são graciosamente orquestradas) com músicas feitas para o anime, sendo estas de baixa qualidade.

De forma geral esta série não tem nada de especial, mas não chega a ser desprezível. Talvez seja recomendada apenas para os fãs do jogo.
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs