Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Toki wo Kakeru Shoujo
Titulo alternativo: The Girl Who Leapt Through Time
Gênero: Drama / Fantasia
Estúdio: Madhouse
Formato: Movie
Ano de  produção: 2006

Após o dia em que descobriu ter a habilidade especial de "saltar" de volta no tempo, uma colegial chamada Makoto Konno decide usar seus poderes recém-descobertos para propósitos triviais como chegar à escola cedo ou comer pudim e cantar no karaokê por horas prolongadas.

Para o que pode soar como o enredo mais monótono jamais concebido, este anime consegue ter um dinamismo peculiar. Sendo capaz de demonstrar criatividade mesmo usando o mais primordial dos dispositivos narrativos (neste caso, a contradição e conveniência de viajar no tempo), e fazendo-o relevante, inteligível e divertido de ser assistido.

A protagonista é egoísta, caprichosa e ainda que tenha esta essência hedonística, vê-la na satisfação simples de comer um pudim antes de outra pessoa, ou ter uma atitude íntegra quando finalmente é capaz de experimentar o prazer de caminhar cedo à escola em vez de chegar atrasada como de hábito, faz dela tão factível e humana como a maioria de nós espectadores. É como se pudéssemos ser tão irresponsáveis em certas ocasiões e tendo um botão de save para recarregar a qualquer hora caso algo não tenha ido tão bem como planejávamos. Entretanto, dizem que com um grande poder, vem uma grande responsabilidade. Não importa o quão grande ou pequeno seja, mas geralmente a vida nos faz experimentar remorsos. E como este anime demonstra mais tarde, ainda que exista algum tipo de truque que ajude a nos aliviar do fardo do “remorso”, o que experimentamos durante estes momentos foram reais e ficavará conosco de qualquer modo. E ainda que alguns problemas sejam solucionados temporariamente, será que ficaríamos satisfeitos com o seu resultado a longo prazo?

Embora não seja perfeito, Toki wo Kakeru Shoujo é um anime com narrativa instigante que nos mostra a felicidade e a melancolia de uma jovem desobstruindo os seus horizontes.
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs