Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Turn A Gundam
Gênero: Ação / Drama
Estúdio: Sunrise
Formato: Série de TV / 50 episódios
Ano de produção: 1999

  No futuro, dois mil anos depois da era espacial (referindo-se ao século universal original de Gundam, ou não...), as pessoas da Terra perderam a tecnologia que uma vez possuíram e até se esqueceram que já viajaram pelo espaço. Mas uma filial da humanidade ainda persiste na Lua, os Moonrace, que ainda possuem toda a tecnologia que a humanidade outrora possuía.
  Após séculos de isolamento, agora os Moonrace almejam retornar a sua verdadeira pátria, e para isso contacta os senhores feudais da Terra para negociar sua transferência para uma região do planeta. Mas incapazes de lidar com os regentes da Terra, os Moonrace decidem fazer uso da força militar em vez da diplomacia, e assim começa uma batalha singular entre aviões biplanos e outros maquinários típicos do início do século XX contra armas usadas durante a era espacial.
  E pego no meio desta guerra, o jovem Loran Cehack encontra uma relíquia da era espacial enterrada em uma montanha na Terra. Este antigo mobile suit fará de Loran capaz de trazer paz entre a Terra e a Lua?

  Com um início lento, character design peculiar e um mecha design igualmente atípico (Gundam com bigode?), esta série Gundam é capaz de afugentar muitos espectadores potenciais. Todavia, dizer que Turn A Gundam é um anime ruim por causa destes fatores é como julgar um livro por sua capa. O conceito de pôr a prova a tecnologia do começo do século de XX contra os mobile suits é interessante e foi bem executada. Ver o antes orgulhoso exército terrestre com suas grandes armas de fogo e aviões biplanos enfrentar os gigantescos mobile suits que conseguem eliminá-los com apenas um tiro, nos dá uma mistura de excitação, futilidade e desespero. As coisas começam a se equilibrar pouco a pouco a medida que o enredo progride, mas como uma sociedade de velho estilo lida com uma confrontação contra uma futurística é um tema prevalecente e agradável ao longo do anime.

  O desenvolvimento de história é lento a princípio, melhorando o passo no meio da série e para o fim é construído um clímax espetacular, onde as pontas soltas são finalmente unidas. Aliás, Yoshiyuki Tomino que tinha um estilo de narração meio esquizofrênica, parece que enfim se acomodou e fez uma história concisa do princípio ao fim. E os romances ilógicos que existiam no começo de sua carreira, em Turn A Gundam ele finalmente põe fim a isto, e agora o romance é naturalmente desenvolvido e não mais algo fortuito.

  Para um anime de 1999 e com longos 50 episódios, a animação não é excelente, mas certamente não é ruim. E as batalhas não são repetitivas como acontece com Gundam Wing. E a trilha sonora por Yoko Kanno tem a sua qualidade inerente, ainda que certos temas foram reusados muito frequentemente, especialmente em sequências de ação.

  Há um pouco de fanservice, ou talvez deve-se dizer que nenhum, pois a nudez escassa apresentada faz sentido ao contexto de certas cenas.
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs