Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Umi ga Kikoeru
Titulo alternativo: Ocean Waves / I Can Hear the Sea
Gênero: Drama
Estúdio: Studio Ghibli
Formato: 1 movie
Ano de produção: 1993

Taku está cursando seu segundo colegial, quando Rikako, uma garota de Tokyo, muda-se para sua cidade e sua escola. Agora, Taku deve enquanto tenta entender seus próprios sentimentos por ela, e os sentimentos de seu melhor amigo também por ela, aprender a lidar com diversos sentimentos e situações inusitadas, enquanto Rikako aprende a conviver com pessoas diferentes de seu mundo e, eventualmente, que nem sempre todos fazem tudo certo.

Baseado em um livro, projetado como uma especial de televisão e sendo a primeira animação do Studio Ghibli que foi dirigida por alguém diferente de Miyazaki ou Takahata (no caso, Mochizuki Tomomi dos movies de Kimagure Orange Road), Umi ga Kikoeru foi uma experiência em muitas áreas para este proeminente estúdio. Este anime demonstrou uma certa inexperiência do Studio Ghibli em produzir animes menos pretensiosos. Ainda que seja elegante e detalhada,a arte-final deste anime esta abaixo dos padrões dos quais os fãs deste estúdio estão habituados. Todavia, a paisagem pode ser louvada pelo seu realismo, pois é inspirada em locais reais em Kochi e Tóquio. Enquanto que a trilha sonora segue a premissa "simples mas bonita".

O ponto forte de Umi ga Kikoeru são os personagens reais com personalidades reais. Seu comportamento, suas dores e frustações, ajudara o espectador a sentir uma conexão imediata com eles. Ainda mais perto do fim do movie, onde temos uma das cenas mais nostálgicas vistas em anime. Tudo isso sendo exibido de forma sincera mas num compasso meio zen, que torna dificil definir o que o mantêm colado na cadeira durante seus 72 minutos. Provavelmente os personagens e a realidade pungente das situações sejam o motivo. Se bem que o afeto crescente do Morisaki Taku para com Muto Rikako pareça um pouco improvável devido as suas falhas de caráter. Mas talvez isso se deva a pouca duração do anime, que também ocasionou personagens secundários sub-desenvolvidos.
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs