Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Utawarerumono
Gênero: Ação/ Drama
Estúdio: Aquaplus / OLM / Lantis
Formato: Série de TV / 26 episódios
Ano de produção: 2006

Hakuoro perdeu sua memória após sucumbir por sérios ferimentos; mas graça a uma velha senhora e sua neta chamada Eruruu, ele tem sua saúde revigorada. Seu rosto é coberto por uma estranha e irremovivel máscara e ocasionalmente ele vê visões bestiais. Eventualmente ele é aceito pela tribo e se torna um deles. No entanto, o mundo está em constante conflito, e a paz da vila está em perigo.

A estória tem inicio num clima medieval e prossegue numa trajetória linear agradável, com um pouco de desenvolvimento para todos os personagens que são do circulo proximo a Hakuoro. E o fato de ter caracteristicas de anime harém se deve a sua origem, que advêm de um jogo hentai. E isto contribui para o character design seja relativamente bonito. Mas ainda que a série emane um ar kawaii, ela também possui um clima de guerra e consequentemente teremos cenas de morte e violência durante certos episódios.

E, falando em guerra, os recursos humanos são superestimados nesta série. De onde eles arranjam tantos recrutas para o exercito? Vilas são queimadas e batalhões do exercito dizimados, e mesmo assim novas unidades militares são formadas com relativa facilidade. Paises grandes como Sukeripechimu são capazes de ter uma boa reserva, mas e quanto a Tusukuru que é 3 vezes menor e em constante conflito? Bem, não chega ser uma falha muito perceptivel, e temos como atenuante os fatos que além de Hakuoro fazer uso constante de estratégias para compensar o menor número, temos personagens como Karura e Touka que sozinhas equivalem a uma força militar de dezenas (ou centenas...) de soldados comuns.

Nos aspectos técnicos Utawarerumono vai bem, pois temos uma animação de ótima qualidade. Se não fosse pelo uso de computadores, animar dezenas a centenas de soldados exigiria um grande orçamento que não iria combinar com uma série de TV. Todavia, nos episódios mais a frente, parece que em prol da animação nas batalhas o character design ficou mais simples; ainda que volte a normalidade em momentos de calmaria, ou em certas batalhas individuais como a de Touka no episódio 14. E a trilha sonora também é de qualidade, sendo cativante a música de abertura; enquanto que a de encerramento possui um vocal que combina com o clima medieval da série.

Finalizando, Utawarerumono é um anime com qualidade acima da média e que nos brinda com amizade, traição, amor, lealdade, traumas, sinceridade, confiança, sacrifícios e heroísmo.
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs