Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Revolutionary Girl Utena
Titulo alternativo: Shoujo Kakumei Utena
Gênero: Ação / Comédia
Estúdio: Be-PaPas / Shogakukan / TV Tokyo
Formato: Série de TV / 39 episódios
Ano de produção: 1997

Entristecida pela morte de seus pais quando criança, Utena é confortada pelas palavras gentis de um príncipe em um cavalo branco. O príncipe dá um anel e diz "Este anel levará você à mim". Tão impressionada estava Utena pelo príncipe e suas palavras que ela própria quiz se tornar um príncipe! Qual o papel do anel dado a ela? Quem é a misteriosa Rose Bride com qual se encontra, e o ela terá que fazer para encontra-se com o seu príncipe?

Do enredo até a animação e música, Utena radia elegância. Ok, Utena faz uso da fórmula básica de um shoujo decente - ao inventar uma heroína, adicionar 2/3 amigos, uma dose de ar kawaii, e borrifar por cima aproximadamente uma dúzia de bishounens - porém, a série da um passo adiante do padrão e se torna um dos animes mais incomum e profundo já produzidos.

Os fundos suaves e o character design fazem deste anime singular. E as cenas de duelo mantêm o ar gracioso da estória, onde cada cena é combinada com uma bonita e misteriosa música. Todavia, esta caracteristica é uma faca de 2 gumes, pois a subida para a arena de duelo acontece quase todo episódio, e se você não gostar da canção e animação associada, haverá de cedo ou tarde se sentir incomodado por estas cenas repetidas. E no fim da maioria dos duelos também será usado o mesmo ataque/animação, o que ocasiona um ar de pestilência similar a certas séries mahou shoujo.

Por outro lado, a estória constituida por múltiplas camadas e com atenção tanto para o simbolismo quanto personagens, haverá de atenuar consideravelmente esta imperfeição. Um enredo misterioso e muito dificil de predizer, sempre dando impressão que existe muito mais do que é mostrado na superfície. Para tal fim, a série faz uso de vários simbolismos, especialmente o uso de rosas, objetos vistos nos duelos e o peculiar "teatro de sombras" (uma arte muito antiga, originária da China e se espalhou pelos países da Europa, e que basicamente faz uso de figuras que se movimentam e são projetadas em uma tela com a ajuda de uma fonte de luz) que ajuda a explicar determinadas situações e raciocínio dos personagens.

Embora a estória avance em um passo fixo, existem alguns episódios que são frívolos e não relacionados ao enredo principal, mas mesmo neles será possivel encontrar algum significado escondido; além de desenvolver certos personagens.
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs