Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Mobile Suit Zeta Gundam
Titulo alternativo: Kidou Senshi Zeta Gundam
Gênero: Ação / Drama
Estúdio: Sunrise
Formato: Série de TV / 50 episódios
Ano de produção: 1985>1986

U.C. 0087, as sementes da guerra estão uma vez mais plantadas na esfera terrestre. A força de elite militar da Federação da Terra, os Titãs, começam a cometer violentas atrocidades em certas colônias. Para fazer frente a eles surge a AEUG, que inicia uma guerra sangrenta contra os Titãs. No meio disto tudo, a vida de Kamile Bidan muda para sempre quando ele entra na cabina do piloto de um Gundam.

Tomino "Kill 'Em All" Yoshiyuki faz a primeira sequela para Gundam, 5 anos após a série original. E pode-se dizer que a fez com qualidade, pois Zeta Gundam é muito mais sombrio, mais melodramático e mais épico do que seu predecessor.

O âmago para se ter uma boa série Gundam são a estória e os personagens. Alianças, relações, promessas... todas elas são feitas e quebradas. Os personagens tecem seus próprios enredos individuais ao longo da guerra. Ainda que o ciclo de batalhas possa desagradar aqueles que desejam um anime menos direcionado a ação, as mesmas batalhas são o instrumento primário para evoluir as relações dos personagens, assim como também a própria guerra. As muitas mortes que acontecem forçam a mudança constante do elenco e mantêm viva a atmosfera sombria e de tênue esperança no futuro que permeia a obra.

Entretanto, mesmo com tantas perdas materiais e humanas, a música de fundo faz isso tudo parecer um tanto quanto belo. Embora as músicas de abertura e encerramento não combinem muito bem com o anime em si.

O aspecto que poderá causar mais desapontamento ao espectador é o episódio final, que termina com um dos maiores e imprevisíveis cliffhanger já testemunhados; tornando aparente a necessidade de se assistir a Gundam ZZ para ver os verdadeiros resultados das ações praticadas até então.

Devido às referências numerosas, é praticamente um requisito assistir ao Gundam 0079 antes de você dar atenção a Zeta Gundam. Mas uma vez que você faça isto, você verá e entenderá como uma sequela para um clássico inevitavelmente se tornou o clássico propriamente dito.
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs