Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Zipang
Gênero: Drama / Guerra
Estúdio: Studio Deen
Formato: Série de TV / 26 episodes
Ano de produção: 2004 > 2005

Enquanto participava de uma manobra naval em 2002, o cruzador Mirai da classe Aegis é pego por uma misteriosa tempestade e de repente perde contato com todas as unidades em sua frota. A tripulação de repente se da conta de ter voltado 60 anos no tempo, estando agora em plena Segunda Guerra Mundial, nos momentos que antecede a Batalha de Midway. Estando entre as forças americanas e japonesas, a tripulação do Mirai se esforça em ficar fora do conflito, temendo que eles poderiam mudar o futuro com seu navio de guerra de alta tecnologia. Entretanto, o simples ato do oficial Kadomatsu de salvar a vida de Kusaka, um oficial da inteligência japonesa, prova ser muito mais perigoso para o curso da história que as capacidades de combate do cruzador...

Existe um filme de Hollywood de 1980, estrelando Kirk Douglas e Martin Sheen, chamado The Final Countdown (no Brasil: Nimitz - De Volta ao Inferno). É sobre o porta-aviões americano Nimitz que devido a uma tempestade elétrica volta no tempo, para 1941, pouco antes dos japoneses atacar Pearl Harbor, e consequentemente dando a tripulação a chance de prevenir milhares de mortes... E mudar a história de forma irreversível, talvez até prevenindo os EUA de entrar na Segunda Guerra Mundial. Zipang diz essencialmente a mesma estória, mas com uma mudança: o moderno navio de guerra que volta no tempo é japonês, não americano, e a tripulação tem a escolha de lutar a favor de sua terra-natal, mas com o agravante que estariam dando suporte a um regime que menospreza todas as caracteristicas de uma moderna democracia.

Apesar do inicio se apegar demais a ficção, Zipang permanece historicamente preciso, até nos detalhes mais minuciosos. Tanto a tecnologia do século 21 quanto aquela da Segunda Guerra Mundial são mostradas com grande realismo; os eventos, batalhas, desenvolvimentos políticos e até personalidades históricas demonstram à quantia imensa de pesquisa feita por Kawaguchi Kaiji, o autor do mangá que deu origem ao anime.  Zipang é uma grande lição de história... e ainda assim um bom entretenimento.

A estória inteira é trazida a vida por seus personagens imensamente interessantes e acreditáveis. Tanto os oficiais da JSDF que viajam de volta ao tempo, quanto as pessoas da 2º Guerra tem personalidades, motivações e suas prórprias metas. Até personagens secundários com pequeno tempo de tela recebem amplas oportunidades para provar seu valor ao público. Dificilmente existe um personagem que não tenha um lado agradável, e a ausência do lado "bom" e do "mal" ocasiona até mais profundidade. De fato, o a definição do que é certo ou errado são algumas das perguntas levantadas por Zipang, sendo que a maior parte das respostas fica a cargo do espectador. O que é um ponto positivo a esta série, pois nos mostra os lados de muitos tópicos que surgem durante tempos de guerra, mas nunca se propondo a dizer que determinada solução seja a mais correta.

Estas muitas perguntas têm o potencial de manter a atenção dos espectadores. Infelizmente, o anime tem um compasso com potencial exatamente oposto. A maior parte do drama se desenvolve muito lentamente e os problemas que surgem são raramente resolvidos sem muita discussões enfadonhas, e até as (surpreendentemente raras) batalhas no mar tomam pouco tempo na tela; ainda que algumas delas sejam intensas. E outro ponto fraco a ser dito deste anime é seu final (ainda que o mangá continuasse em produção após o término do anime), que é resolvido muito depressa... ou muito indeterminado para seu próprio bem.

Zipang é uma lição de história, mas uma que permite que você tire suas próprias conclusões e portanto recomendado caso goste de animes que exercitem seu intelecto.
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs