Geral

Anime reviews
Anime screenshots
Downloads

Links

Anime Blade
Animesuki
Daily Manga
Daisuki

Site do Oryon

Anime reviews

Titulo: Zone of the Enders 2167: I Dolo
Gênero: Ação
Estúdio: Sunrise / VAP
Formato: OVA
Ano de produção: 2001

Em 2167, Marte já foi colonizada por seres humanos. Isto trouxe um novo tipo de discriminação: Os nascidos no planeta Terra vêem agora os marcianos, que são naturalmente mais fracos por causa da gravidade de Marte, como seres inferiorese e os oprimem. Para mudar isto, as forças armadas de Marte estão conduzindo em segredo uma pesquisa para criar Idolo, um mecha com um poder inacreditável derivado do Metatron, misterioso material usado em sua construção. Entretantp, quando o tenente Radium Lavans começa a testa-lo, o perigo do projeto torna-se aparente quando o piloto e a máquina demostram uma simbiose preocupante.

Com uma história se passando 4 anos antes dos eventos do jogo Zone of the Enders para Playstation 2, este OVA foi produzido como um propaganda e introdução para o jogo. Entretanto, ao contrário de vários animes baseados em jogos de ação, Zone of the Enders 2167: I Dolo é um bom anime.

Apesar de serem meros 50 minutos, este OVA demonstra um bom desenvolvimento dos personagens, assim como introduz os conflitos e os problemas mais relevantes; é duro não compartilhar do ódio e dos sentimentos de impotência dos marcianos em relação aos nascidos na Terra.  O enredo, embora não seja brilhante, possui uma boa qualidade, apesar de as vezes ser meio apressado, o que não é de se surpreender ao considerar a duração deste OVA. Não existe um personagem realmente irritante ou prejudicial ao anime, mas tampouco tem algum  particularmente memorável.

A animação é boa, e o character design embora não seja inovador, é agradável de olhar. Por outro lado, o design dos mechas não possuem inspiração, com exceção de Idolo. A música se mistura bem ao ambiente e não atrapalha. 
Imagem © Keisuke Watabe & CLAMP
Imagem de Northarc & Ningyo Hime
Layout por Komet Tails Designs